Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Junho de 2019 | 10h22 - Actualizado em 03 Junho de 2019 | 10h21

Centro de Empreendedorismo forma cerca de mil jovens

Uíge - O Centro Local de Empreendedorismo e Serviço de Emprego (CLESE) no Uíge, desde o início da sua actividade, em 2013, até a presente data, formou já 990 jovens em diversos cursos, entre os quais Empeendedorismo, Informática, Gestão Básica e Criação de Negócios, revelou hoje, segunda-feira, o seu director, Joaquim Paulo Rodrigues.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Entrevistado pela Angop, nesta cidade, o responsável adiantou que, do grupo dos 990 formados nos seis anos de funcionamento da instituição, 235 beneficiaram já de micro-créditos do Governo para o fomento empresarial e realização de pequenos negócios.

Segundo Joaquim Paulo Rodrigues, de 2013 a 2019, o CLESE no Uíge, localizado na sede capital da provincia, registou até ao momento, quatro mil e 277 solicitações para emprego, sendo 421 dirigidas para várias empresas locais, que avaliam os processos e oferecem oportunidades quando há vagas no mercado.

Entretanto, para o pressente ano académico tecnico-profissional, iniciado em Maio, o referido Centro tem inscritos 65 jovens para formação que frequentam cursos nas áreas do Empreendedorismo, Informática (vários módulos), Gestão Básica, Criação de Negócios, entre outros dominios.

A respeito, o responsável do CLESE defende a formação de mais jovens, sobretudo no curso de Empreendedorismo, para facilitar a criação de mais empresas em todo o território da província, que possam empregar igualmente jovens a procura do primeiro emprego, aos invés de esperarem apenas pelas iniciativas do Executivo.

O director do Centro Local de Empreendedorismo e Serviço de Emprego, que encoraja a ideia de criação de empresas pela juventude, exorta que podem contar com o apoio da instituição que continuará a formar jovens em Emprendedorismo, com vista a melhor contribuir para a diversificação da economia em Angola, sustentou.

Joaquim Paulo Rodrigues defende ainda a necessidade de criação de mais iniciativas da parte do Governo Central para o fomento empresarial, assim como de apoio a jovens interessados a criar pequenos negócios, para aumento das ofertas de emprego.

Leia também
  • 30/05/2019 20:17:06

    Vice-governador eneltece acções de formação do Tribunal de Contas

    Soyo - O vice-governador do Zaire para o sector político, económico e social, António Félix Kialungila, enalteceu nesta quinta-feira, no Soyo, as acções de formação que o Tribunal de Contas (TC) tem vindo a desenvolver um pouco por todo o país em prol dos gestores públicos.

  • 28/05/2019 18:40:16

    Vice-presidente do TC apela à gestão responsável do erário

    Soyo - A vice-presidente do Tribunal de Contas (TC), Domingas Alexandra Garcia, instou nesta terça-feira, no Soyo, província do Zaire, os gestores públicos a pautarem por uma gestão racional e transparente do erário.

  • 22/05/2019 19:15:32

    Reforçado fornecimento de energia eléctrica no municipio do Bungo

    Uíge - A população da sede municipal do Bungo e arredores, a 77 quilómetros da cidade do Uíge, capital provincial, beneficia desde o fim-de-semana, do aumento do fornecimento de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento de um novo grupo gerador de 825 KVA.