Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Junho de 2019 | 19h56 - Actualizado em 06 Junho de 2019 | 19h50

Cuanza Sul: Licenciadas cooperativas para exploração de diamantes

Sumbe - Nove cooperativas nacionais de exploração semi-industrial de diamantes no Cuanza Sul receberam hoje, na cidade do Sumbe, do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, licenças para a reactivação das suas actividades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As cooperativas, encerradas no âmbito da “Operação Transparência”, iniciada em Setembro de 2018, poderão operar numa superfície de 50 a 200 quilómetros quadrados.

Em declarações à imprensa, o porta-voz da operação, comissário da Policia Nacional António Bernardo, disse que o sector diamantífero registava uma grande anarquia, por isso o Governo decidiu repor a ordem nas cooperativas, casas de compra de diamantes e  imigração ilegal. 

Referiu que cada  cooperativa só poderá empregar 30 trabalhadores, dando primazia aos nacionais, em detrimento dos estrangeiros.

Segundo o oficial superior da Polícia Nacional,  os títulos são renováveis em períodos de dois anos e não se pode fazer transpasse.

Salientou que os diamantes explorados deverão ser única e exclusivamente vendidos às empresas diamantíferas angolanas. Endiama e Sodiama.

Para o governador provincial do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, a iniciativa é boa, visto que as receitas arrecadas vão servir também para o cofre do Estado, com pagamento de impostos.

Disse que as cooperativas de exploração de diamantes devem melhorar as condições sociais da população nas áreas onde exercem as suas actividades, com vista a ajudar o Governo.

O acto foi assistido pelo comandante provincial da Polícia Nacional no Cuanza Sul, comissário Alexandre Canelas, na presença do director nacional dos Recursos Minerais, André Buta, membros  da coordenação do Posto Avançado da “Operação Transparência”, entre  convidados.

Leia também
  • 27/05/2019 17:37:15

    UNITA defende orçamento robusto para o Cuanza Sul

    Sumbe - O Secretário provincial da UNITA no Cuanza Sul, Armando Kakepa, defendeu hoje, na cidade do Sumbe, a dotação de um orçamento mais robusto para a província, devido os níveis de assimetrias na região.

  • 24/05/2019 17:30:12

    Cuanza Sul: Fórum aborda fomento económico e impacto dos impostos

    Sumbe - O fomento da economia das médias e pequenas empresas como forma de desenvolvimento social e económico do município e o impacto dos impostos na economia local foi tema de abordagem hoje no Fórum Municipal de Empresários e Empreendedores do Sumbe (Cuanza Sul).

  • 13/05/2019 01:13:27

    Cuanza Sul: Peskwanza à beira da falência

    Sumbe - A Empresa Nacional de Pesca Industrial (Peskwanza), localizada na cidade do Porto-Amboim, província do Cuanza Sul, está à beira da falência, por falta de meios financeiro, técnico e de infraestruturas.