Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2019 | 22h05 - Actualizado em 13 Junho de 2019 | 07h06

Policia Fiscal arrecada mais de 10 milhões de kwanzas em 12 meses

Saurimo - Dez milhões, 542 mil e 420 kwanzas foram arrecadados entre Junho de 2018 até a data presente, na província da Lunda Sul, pela Policia Fiscal, mais seis milhões, 463 mil e 191 kwanzas que nos 12 meses anteriores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo comandante local da Unidade Fiscal, superintendente Mário Senga, durante as celebrações do 23º aniversário da corporação, referindo que os valores arrecadados são fruto das 95 apreensões de mercadorias diversas.

No Cuando Cubango, 9 milhões, 217 mil e 584 Kwanzas foram arrecadados, para a Conta Única do Tesouro, durante 2018 pela Polícia Fiscal junto da Administração Geral Tributária (AGT).

O comandante da Polícia Fiscal na província, superintendente-chefe Cristóvão Manuel, anunciou que o valor arrecadado foi, por um lado, fruto de 12 crimes tributários, sendo três de contrabando de exportação, dois por contrabando de importação, seis por transgressão aduaneira e um por transgressão cambial, avaliadas em multa de 7 milhões, 861 mil e 680 Kwanzas.

Na mesma senda, a emissão de 214 passes de importação temporária de viaturas através do Posto Fiscal do Olupale permitiu arrecadar 1 milhão, 350 mil e 904 Kwanzas.

Por outro lado, a Polícia Fiscal na Lunda Norte, arrecadou 368 milhões e 159 mil kwanzas, de Junho de 2018 a data presente, em operações conjuntas com a delegação aduaneira na região.

As receitas resultaram de 61 infracções, menos 71 em comparação com igual período anterior, consubstanciadas em detenções de contrabandos de exportação, importação, acidentes de viação, transgressões cambiais, tráfico de estupefacientes e diamantes.

As operações resultaram na apreensão de mil e 342 pedras de diamantes, dois milhões e 405 mil kwanzas, 11 mil e 990 litros de combustível entre gasolina e gasóleo, entre outros meios, remetidos aos órgãos de direito para os procedimentos legais.

No Cuanza Norte, o director provincial da Ordem Pública, superintendente-chefe, Alfredo Nhime, apelou os efectivos da unidade local da Polícia Fiscal, a reforçar medidas de combate à fuga ao fisco.

Sublinhou que a actual situação económica do país exige dos efectivos desta unidade a conjugação de esforços nas missões de fiscalização das mercadorias que entram, saem e transitam no território nacional e a sua acção depende das instruções metodológicas emitidas pela Administração Geral Tributaria (AGT).

Leia também
  • 10/06/2019 11:28:59

    Endiama destaca evolução da mina do Luaxe

    Dundo - O presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior, informou neste fim-de-semana, no Luo, Lunda Norte, que a mina do Luaxe (situada na Lunda Sul), encontra-se na fase final de investigação geológica mineira e do tratamento da amostra do grande volume do material kimberlito.

  • 09/06/2019 14:58:34

    Sociedade mineira de Kamajico perde direito de exploração por dívida

    Dundo - Mais de 500 milhões de dólares de divida acumulada causou a retira do direito de exploração à Sociedade Mineira de Kamajico, na mina Luo, província da Lunda Norte, tendo sido revertida desde Maio do ano em curso a favor do Estado.

  • 07/06/2019 00:34:14

    Transacções comerciais na fronteira prejudicam mercado angolano

    Dundo - As transacções comerciais na fronteira do Canzar, comuna do município de Cambulo, Lunda Norte, têm estado a prejudicar o mercado angolano, pelo facto de se desenvolverem negócios ilegais na circunscrição.