Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Junho de 2019 | 12h21 - Actualizado em 20 Junho de 2019 | 12h31

Oitava edição da Feira da Banana arranca sexta-feira em Caxito

Caxito - A oitava edição da Feira da Banana (FEIBA) arranca sexta-feira, em Caxito, província do Bengo, com a participação de mais de duzentos expositores, entre nacionais e estrangeiros, representando um aumento de 80 por cento em relação à edição anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Feira da Banana (arq)

Foto: David Dias

A feira, com custos estimados em 35 milhões de kwanzas, vai decorrer até dia 23 deste mês, nas instalações da Fazenda AgroLider, no município do Dande.

O número de expositores poderá aumentar devido à redução em 50 por cento do preço do metro quadrado do aluguer dos stands.

A organização vai cobrar no pavilhão interior o preço de 30 mil kwanzas, contra os 60 mil anteriores, enquanto na zona exterior a taxa está fixada em 10 mil, contra os 20 mil cobrados na edição passada.

Para a exposição, o pavilhão interior terá stands com nove metros quadrados, enquanto no exterior destinado às maquinarias agrícolas os espaços terão 54 metros quadrados.

As províncias de Benguela, Uíge, Malanje, Zaire, Cuanza Norte e Luanda,  assim como as representações dos seis municípios  da província confirmaram já a sua participação.

Além de contactos de negócios, em paralelo serão abordados, em seminário, temas sobre "Os caminhos  para a produção agrícola no alcance da auto-suficiência alimentar”, “a prevenção e controlo de doenças e pragas, produto saudável, consumo seguro e vida mais”.

No evento, serão apresentadas as potencialidades que a província possui nos domínios da indústria, turismo, transporte, pesca, obras públicas, geologia e minas e agricultura, além de equipamentos e maquinarias utilizadas no processo de produção, processamento e comercialização.

A Feira da Banana é uma iniciativa do Governo Provincial do Bengo em parceria com empresas privadas, e visa divulgar as potencialidades de produção da região.

A província do Bengo produz anualmente 236 mil toneladas de bananas, mas a perspectiva até 2022 é atingir 563 mil e 279 toneladas.

Leia também
  • 19/06/2019 19:13:31

    Obras do terminal oceânico da Barra do Dande retomam brevemente

    Caxito - As obras do terminal oceânico da Barra do Dande, na província do Bengo, paralisadas há cerca de dois anos, poderão retomar em breve, anunciou hoje, quarta-feira, nesta localidade, o director de engenharia e projectos da Sonangol Logística, Joaquim Kiteculo.

  • 19/06/2019 18:42:48

    Angoflex começa a exportar em 2021

    Caxito - A empresa Angoflex Industrial vai exportar, a partir 2021, para a Malásia, 13 quilómetros de umbilicais (cabos destinados à produção petrolífera), informou hoje, em Caxito, província do Bengo, a directora-geral da unidade fabril, Isabel Paulo do Nascimento.

  • 18/06/2019 13:26:58

    Bié aumenta produção agrícola

    Cuito - A província do Bié, centro de Angola, é potencialmente agrícola, a julgar pela existência de solos aráveis, que permitem, além de outras culturas, a produção em grande escala da batata-rena e do feijão manteiga, apesar de clamar por mais investimentos.