Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Junho de 2019 | 13h02 - Actualizado em 26 Junho de 2019 | 13h01

Campanha de vacinação abrange mais de 15 mil animais na Chicala Cholohanga

Huambo - Mais de 15 mil animais diversos do município da Chicala Cholohanga, entre bois, cabritos, cães, gatos e macacos, estão a ser vacinados desde segunda-feira (24), no âmbito da campanha provincial promovida pelo Serviço de Veterinária, visando a prevenção e combate das endemias no seio da população animal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram avançados esta quarta-feira, em declarações à Angop, pelo chefe da repartição da Agricultura e Pesca daquela municipalidade, que dista a 42 quilómetros do Huambo, Domingos Uassuka Malindo.

De acordo com  o responsável, o gabo bovino e caprino está a ser vacinado contra a dermatose modular, carbúnculo interno e externo, bem como peripneumonia contagiosa bovina, ao passo que os cães, gatos e macacos estão a ser imunizados contra a raiva.

Adiantou que a campanha, que terá a duração de oito dias, com a possibilidade de ser prorrogada em caso de não se atingir neste período as metas preconizadas, está  a ser desenvolvida nas quatro comunas que compõem o município, por uma equipa composta por 14 técnicos, entre vacinadores, supervisores e pessoal de apoio.

Assegurou, na ocasião, estarem criadas as condições necessárias para o desenvolvimento com êxito da campanha que, segundo a fonte, já não se realiza naquela circunscrição territorial há dois anos.

Em função disso, Domingos Uassuka Malindo disse que, durante estes dois últimos anos, houve na região o registo de várias doenças em animais da região, que resultaram na morte de 22 cabeças de bois registadas durante os meses de Abril e Maio, nas aldeias de Calembe e Calueio, na comuna do Samboto, supostamente causadas por carbuculo.

Fez saber que para se apurar as reais causas da morte dos mesmos animais, que apresentavam entre outros sintomas a disenteria, inflamação no fígado e emagrecimento, uma equipa de especialistas em veterinária deslocou-se às mesmas zonas e está a trabalhar nas amostras recolhidas.

O município da Chicala Cholohanga possui uma população animal estimada em 73 mil e 730, dos quais 28 mil e 752 são bovinos, 26.221 caprinos, três mil e 308 ovinos, 11.542 suínos, três mil e 342 canídeos e 565 felinos.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 25/06/2019 22:03:13

    Huambo: AGT insta operadores económicos a aderirem ao regime geral do IVA

    Huambo - A Administração Geral Tributária (AGT) instou esta terça-feira, no Huambo, os operadores económicos no sentido de aderirem ao regime geral da implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), por oferecer maior vantagem de operacionalização, com realce para a regra competitiva de mercado, em relação ao transitório.

  • 25/06/2019 18:09:52

    Resultados provisórios do ano agrícola indicam redução da colheita

    Huambo - A província do Huambo, na parte Centro-sul de Angola, está a registar uma baixa safra na campanha agrícola 2018/2019, tendo sido colhido, até Maio do presente ano, um milhão, 222 mil e 271,23 toneladas de produtos diversos, menos 347 mil e 531 em relação a igual período anterior.

  • 24/06/2019 16:38:42

    Huambo: Proposta de OGE/2020 prevê acréscimo de 42 por cento

    Huambo - A proposta de Lei do Orçamento Geral de Estado (OGE) para a província do Huambo, para o exercício económico 2020, está estimada em 117 mil milhões, 314 milhões, 446 mil e 444 Kwanzas e 58 cêntimos, um aumento de 42 por cento em relação a dotação financeira deste ano.