Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Julho de 2019 | 09h46 - Actualizado em 07 Julho de 2019 | 09h46

Uíge: Governador reitera apelo para o fomento da produção do café

Uíge - O governador do Uíge, Pinda Simão, defendeu, sábado, no município de Mucaba, 66 quilómetros da cidade capital da província, a necessidade de se apostar no fomento da produção do café e na melhoria da qualidade do produto para alavancar o desenvolvimento da economia da região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando na abertura da campanha de colheita do café 2019, o responsável admitiu que o Governo está a trabalhar paulatinamente na criação de condições necessárias para que haja aumento da produção e maior qualidade do produto.

“A nossa missão é produzir mais e também produzir café com qualidade e que possa ser apreciado no mercado interno e internacional”, assim sendo, disse, obtem-se mais recursos financeiros para apoiar o seu desenvolvimento e a base tributária.

Reconheceu que a produção do café na província baixou em relação aos anos passados, em que atingia cerca de 80 mil toneladas/ano, contra as seis mil actuais, pelo que se deve continuar a trabalhar para produzir mais e melhor, acrescentou.

Sublinhou ser necessário que haja mais investimentos no sector do café para que se aumente os níveis de produção como acontecia no passado.

Por sua vez, Paulo Mutange, proprietário da fazenda que acolheu a cerimónia de início da campanha, em representação dos cafeicultores do Uíge, solicita mais incentivos financeiros para os produtores, com vista a elevação dos níveis de produção.

Entretanto, lamentou as dificuldades que enfrentam no que toca acesso ao crédito bancário, meios de produção, mau estado das estradas para escoamento do produto, falta de transporte,  entre outros problemas que dificultam o aumento da produção.

Produtores de café, membros do governo, autoridades tradicionais e religiosas, testemunharam abertura da campanha que decorreu na fazenda Paulo Mutange, em Mucaba, municipio com grandes potencialidades cafeicolas na província.

Leia também
  • 07/07/2019 14:12:10

    Expo-Uíge com negocios avaliados em 160 milhões de kwanzas

    Uíge - A 10ª edição da Expo-Uíge, a maior bolsa de negócios da província, realizou uma transação comercial avaliada em 160 milhões de kwanzas, durante os dias de exposição dos equipamentos, bens alimentares, serviços e produtos diversos.

  • 05/07/2019 17:27:10

    Empresários do Uíge exigem créditos para investimentos

    Uíge - Os participantes do "Fórum Empresarial Sobre as Potencialidades Económicas da Província do Uíge, Uma Oportunidade para Investimentos", realizado nesta sexta-feira, pediram ao governo local e central a disponibilização de mais facilidades de crédito e outras ofertas financeiras, com vista a atrair mais investimentos para região.

  • 04/07/2019 21:58:12

    Governador do Uíge valoriza aumento da produção nacional

    Uíge - O governador do Uíge, Pinda Simão, valorizou hoje, quinta-feira, na capital da província, o potencial hídrico, florestal, agrícola e mineiro local, e do país no geral, que deve ser usado pelos empresários para o aumento da produção nacional em substituição das importações.