Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Julho de 2019 | 02h24 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 02h24

Energia do Ciclo Combinado beneficia três milhões de consumidores

Soyo - Cerca de três milhões de consumidores de dez províncias do país beneficiarão até Setembro deste ano de energia eléctrica produzida pela central do Ciclo Combinado do Soyo, província do Zaire, afirmou nesta quinta-feira, o director-geral adjunto do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), Euclides de Brito.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ciclo combinado do Soyo

Foto: Cedida

Em declarações à imprensa, o responsável fez saber que das seis turbinas instaladas, três já estão concluídas e operacionais, produzindo desde Março de 2017, 375 Megawatts a um milhão e 500 mil consumidores das províncias do Zaire, Luanda, Bengo, Uíge, Cuanzas Norte e Sul, Huambo, Bié, Benguela e Malanje.

Informou que as  restantes  três máquinas, com a mesma capacidade (375 MW), sendo uma a gás e duas a vapor, encontram-se já concluídas e em fase de análise para a sua entrega.

“A operação comercial das restantes três máquinas está prevista para o próximo mês de Agosto do ano em curso”, realçou.

Estimou em 95 por cento o grau de execução física do projecto quer para os grupos geradores a gás quer para a vapor.

Acrescentou que a  central para além das turbinas, dispõe de sistemas de refrigeração, lubrificação, diesel de lançamento, química da água, entre outros serviços.

De acordo com o director-geral adjunto do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), a central do ciclo combinado do Soyo funciona em paralelo com as centrais hidroeléctricas de Capanda, Laúca e Cambambe, no âmbito do sistema nacional interligado de electricidade.

Quanto à recepção de gás para o funcionamento das máquinas, a fonte disse não existirem dificuldades, frisando que presentemente estão a receber cerca de 75 milhões pés cúbicos, quantidade suficiente para alimentar o primeiro bloco que comporta três turbinas.

A central do Ciclo Combinado é composta por dois blocos constituídos por duas turbinas a gás cada, duas caldeiras de recuperação  de calor e uma turbina de vapor, sendo que cada bloco tem uma capacidade total de 375 MW, perfazendo um total de 750 MW.

O projecto é coordenado pelo Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), em representação do Ministério da Energia e Águas.

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 18/07/2019 19:52:08

    Pescas podem equilibrar balança comercial no Zaire

    Mbanza Kongo - O sector das Pescas é um dos pontos fortes da economia da província do Zaire, espaço territorial em que o Presidente da República, João Lourenço, trabalha nessa quinta e sexta-feira.

  • 18/07/2019 17:48:23

    Ende interrompe fornecimento de energia no Sequele e Kifangondo

    Luanda - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) vai interromper o normal fornecimento de energia eléctrica nesta sexta-feira, das 07 às 17 horas, na zona do Sequele e EPAl Kifangondo.

  • 18/07/2019 13:13:23

    Transportes marítimos Soyo/Cabinda/Luanda retomam em Novembro

    Zaire - Os serviços de transporte marítimo de passageiro e carga entre as cidades do Soyo, Cabinda e Luanda, retomam em Novembro deste ano, período em que se prevê a conclusão das obras do cais do terminal fluvial do Soyo, soube hoje à Angop.