Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Julho de 2019 | 15h39 - Actualizado em 17 Julho de 2019 | 17h12

Huambo: Feira de produção local contará com 100 expositores

Huambo - Cem expositores dos ramos agro-pecuário, mineiro, turístico, serviços, hotelaria, indústria e invenção vão participar, de 18 a 21 deste mês, na primeira edição da feira de produção local, que decorrerá na capital do planalto central, sob o lema "Huambo a Caminho do Desenvolvimento".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mecanização agrícola em prol do fomento da produção nacional (ARQUIVO)

Foto: Adão João Pedro

O facto foi confirmado nesta quarta-feira pelo coordenador-adjunto do certame, Castilho Noé, realçando que a exposição vai decorrer numa área, com dez mil metros quadrados, adjacente ao pavilhão multi-usos “Osvaldo Serra Van-Dúnem”.

O evento, realçou, vai contar apenas com produtores da província, no âmbito das políticas do governo provincial de fomento ao agro-negócio, à produção local e à pecuária, em função das potencialidades de cada município.

Entre os objectivos, segundo o responsável da organização, constam ainda a promoção e realização de negócios entre produtores e agricultores, criadores de gado, industriais e demais expositores.

Informou ainda que a feira de produção local é organizada pelo Governo da província, em parceira com a Câmara de Comércio e Indústria, que congrega duas mil empresas associadas.

Castilho Noé exerce, igualmente, o cargo de Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da região do planalto central.

Fórum das potencialidades

Paralelamente ao evento, informou,  realizar-se-á, no dia 19 (sexta-feira), o fórum das potencialidades da província, com objectivo de se criar um ambiente de negócios salutar e promover a troca de experiência.

No sábado, prosseguiu, está prevista a exposição de gado bovino no Centro de Multiplicação Genética e Melhoramento Animal, da comuna da Calena, município da Caála.

Neste sentido, enfatizou que o evento, que prevê receber uma média diária de mil e 500 visitantes, constitui uma oportunidade para divulgação das potencialidades económicas e turísticas da província, além de incentivar os empresários locais e agricultores sobre a necessidade do aumento da produção.

A província do Huambo possui vários polos de atracção turística inexplorados. Situada na região Centro-Sul de Angola, conta com mil e 444 produtores agro-pecuários e industriais, bem como dois potenciais exploradores de minérios.

Tem mais de 200 fábricas em funcionamento, que actuam na exploração de inertes, fabrico de bebidas, plásticos, colchões e carteiras.

Possui ainda um Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála, localizado no município com o mesmo nome, numa área adjacente aos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB).

A localização geográfica do Huambo é uma mais-valia, porquanto muitos investidores, especialmente estrangeiros, podem transportar as matérias-primas e demais bens, por via terrestre e ferroviária, a partir do CFB e do Porto do Lobito, na província de Benguela, em pouco tempo e sem constrangimento.

A província beneficia ainda de vários serviços de voos diários matinais e vespertinos.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 16/07/2019 15:53:11

    Responsável chama atenção para importância da construção de represas

    Caála - As famílias camponesas do município da Caála, província do Huambo, foram aconselhadas, esta terça-feira, a abrir represas simples para a promoção de práticas agrícolas, evitando desperdiço das culturas sempre que houver irregularidade das chuvas na região.

  • 15/07/2019 21:59:42

    Administradora incentiva empresários a investir no município da Caála

    Caála - A administradora em exercício do município da Caála (Huambo), Umbelina Maria, incentivou, esta segunda-feira, os empresários nacionais e estrangeiros a investirem mais na municipalidade, como forma de ajudarem a promover o desenvolvimento económico-social da então “Rainha do Milho”.

  • 10/07/2019 19:10:15

    AGT considera IVA instrumento valioso para desencorajar fuga ao fisco

    Caála - O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a ser implementado no país em Outubro deste ano, constitui um instrumento valioso para desencorajar a prática da fuga ao fisco e, por conseguinte, impulsionar o crescimento económico, considerou hoje, quarta-feira, o chefe da Repartição Fiscal do município da Caála (Huambo), Carlos Neves.