Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Julho de 2019 | 21h36 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 11h41

Joana Lina destaca importância da produção local

Huambo - A governadora da província do Huambo, Joana Lina, afirmou hoje, quinta-feira, que a realização, entre os dias 18 e 21 deste mês, da primeira edição da feira de produção local visa despertar, essencialmente, "a chama adormecida" desta região, tida no passado como o segundo maior parque industrial do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Governadora provincial Joana Lina durante a abertura da Feira de Produção local

Foto: Aurélio Janeiro

Segundo a governante, durante a abertura do evento a decorrer sob o lema “Huambo a caminho do desenvolvimento”, através de acções como estas as autoridades pretendem resgatar o título de segunda província mais industrializada de Angola e, ao mesmo tempo, torná-la numa referência nacional no domínio económico-social, político, cultural e académico.

Realçou que a feira ajusta-se aos principais eixos do Executivo, com realce para o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), para o período 2018/2022, e o Programa de Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituições de Importações (PRODESI), cujo financiamento visa materializar um conjunto de medidas para potenciar a produção interna.

Joana Linda acrescentou que estas medidas vão garantir, por sua vez, o aumento das exportações e a sua diversificação, em relação ao sector petrolífero, através do Programa de Apoio ao Crédito, um instrumento que surge para facilitar o acesso dos que queiram dedicar-se à produção de 54 produtos da cesta básica e outros considerados essenciais.

Nesta esteira de pensamento, a governadora explicou que o principal objectivo da feira passa em fortalecer o sector agro-pecuário da província, de forma a estimular o surgimento de uma cadeia produtiva que impulsione a actividade económica e, ao mesmo tempo, apresentar as principias potencialidades da província.

Entre os objectivos, referiu, constam ainda a criação de um ambiente de negócio para troca de experiência e aquisição de novos conhecimentos, propiciar a assinatura de acordos de intenção de cooperação e estabelecimento de alianças estratégicas, com a promoção da imagem da província e da divulgação dos principais pontos de atracção turística.

A governadora Joana Lina salientou que as autoridades da província pretendem, também, tornar o evento numa referência de negócios na região, para impulsionar o desenvolvimento local e oferecer um ambiente pleno de expressões culturais, próprias, valores e tradições, aglutinado, deste modo, a base tradicional da produção primária, com os avanços tecnológicos que promovem o seu crescimento.

Para o efeito, segundo a governadora, foram mobilizados 100 expositores dos diversos ramos da actividade económica, em representação dos 11 municípios da província, entre os quais destaca-se produtores, associações e cooperativas, micro e pequenos empreendedores, comprometidos em auxiliar o Governo na satisfação das necessidades básicas da população.

Entre os presentes na abertura do evento que encerra domingo, destaca a presença do governador da vizinha província do Bié, Pereira Alfredo, do director nacional do Comércio Interno e Serviços Mercantis, Estêvão Chaves, membros do Governo do Huambo, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais e outros convidados.

A animação cultural coube a cantora Edna Mateia e ao grupo Katiavala, este último de dança tradcional “Olundongo”, típica do Planalto Central, para eventos do género.

     

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/07/2019 22:34:38

    Produtos agrícolas transformados em destaque na feira de produção local

    Huambo - Um gama de tubérculos e frutas transformados em produtos acabados pelas cooperativas e associações de camponeses do Planalto Central, constituem as principais novidades da primeira edição da feira de produção local, aberta hoje, quinta-feira, sob o lema “Huambo a caminho do desenvolvimento”.

  • 18/07/2019 22:00:30

    Responsável aponta caminhos para acelerar diversificação económica

    Huambo - O director nacional do Comércio Interno e Serviços Mercantis, Estêvão Chaves, disse hoje, quinta-feira, no Huambo, que a dinamização do processo de diversificação da economia nacional passa também pela divulgação das potencialidades de cada região, através de feiras comerciais, como forma de captar o investimento privado.

  • 18/07/2019 21:44:17

    Governador defende incremento da cadeia do agro-negócio

    Huambo - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo, incentivou esta quinta-feira, no Huambo, os camponeses nacionais a trabalharem para o aumento da produção agro-pecuária, no sentido de estimular a auto-suficiência alimentar e fortalecer a cadeia do agro-negócios entre as duas regiões do Centro de Angola.