Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Julho de 2019 | 20h46 - Actualizado em 20 Julho de 2019 | 20h46

Vacinadas 60 mil cabeças de gado bovino em 30 dias

Caála - Sessenta mil cabeças de gado bovino, das 100 mil controladas por criadores familiares e empresários da província do Huambo, foram vacinadas contra peripneumonia contagiosa, dermatite nodular e carbúnculo hemático, nos últimos 30 dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi tornado público hoje, sábado, pelo chefe de departamento do Instituto de Veterinária desta região, José Bonifácio Sucumula, quando fazia a caracterização da situação actual da pecuária no planalto central, por ocasião da exposição de gado bovino, decorrida na comuna da Calenga (Caála), a 33 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.


Referiu que a campanha de imunização ao gado bovino, iniciada em Meio e com término previsto para o final deste mês, conta com  o envolvimento de 25 técnicos veterinários.

José Bonifácio Sucumula informou que a média de cada um dos cinco mil criadores cadastrados pela instituição é dez animais, equivalente a um milhão e 500 mil kwanzas.

Por este facto, disse ser fundamental a dinamização das campanhas de vacinação, para proteger o efectivo animal de várias doenças, tendo em conta o valor da pecuária na geração de riquezas  para as famílias e para as políticas de diversificação económica.  

Noutra parte das suas declarações, o responsável disse que a instituição duplicou de 15 para 50, a produção de gado bovino da raça bosmara de origem sul-africana, durante um estudo experimental feito na Estação Zootécnica do Santo António, arredores da cidade do Huambo.

José Bonifácio Sucumula instou, por esta razão, os administradores municipais no sentido de apoiarem o programa de vacinação do gado, de modo a que o mesmo seja extensivo para todas as comunidades, visando a garantia da sanidade animal.
  
Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros, a província do Huambo, Centro-Sul de Angola, conta com uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos nos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 20/07/2019 17:37:20

    Autoridades traçam estratégias para redinamização da pecuária

    Caála - O director do Gabinete da Agricultura e Florestas na província do Huambo, Abrantes Carlos, defendeu hoje, sábado, no município da Caála, a necessidade da redinamização, a médio e longo prazos, do fomento produtivo do gado bovino e da sua multiplicação, como forma de estimular a auto-suficiência alimentar.

  • 18/07/2019 22:34:38

    Produtos agrícolas transformados em destaque na feira de produção local

    Huambo - Um gama de tubérculos e frutas transformados em produtos acabados pelas cooperativas e associações de camponeses do Planalto Central, constituem as principais novidades da primeira edição da feira de produção local, aberta hoje, quinta-feira, sob o lema ?Huambo a caminho do desenvolvimento?.

  • 18/07/2019 22:00:30

    Responsável aponta caminhos para acelerar diversificação económica

    Huambo - O director nacional do Comércio Interno e Serviços Mercantis, Estêvão Chaves, disse hoje, quinta-feira, no Huambo, que a dinamização do processo de diversificação da economia nacional passa também pela divulgação das potencialidades de cada região, através de feiras comerciais, como forma de captar o investimento privado.