Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Agosto de 2019 | 16h17 - Actualizado em 14 Agosto de 2019 | 16h17

Investimento na distribuição de energia beneficia milhares de consumidores

Dala - A instalação de quatro postos de transformação de energia eléctrica, no município do Dala, província da Lunda Sul, vai permitir à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) estender, este ano, a rede eléctrica e beneficiar sete mil pessoas, dos 10 mil e 900 residentes na sede.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à imprensa, no âmbto da visita do ministro da Energia e Águas à província, a administradora adjunta para área técnica e infra-estrutura, Paula Jorge, disse que o município tem beneficiado apenas de 2,5 megawatts de energia eléctrica, da barragem hidroeléctrico do Chiumbwe, mas consome apenas 0,45 devido a falta dos PTs.

Actualmente, apenas três mil e 800 consumidores beneficiam de energia.

Por seu turno, o ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, quando fazia o balanço o término da sua jornada laboral na província, garantiu que ainda este ano, o município sede do Dala será electrificado, tendo orientado a ENDE a se empenhar na montagem dos PTs, para que tal desiderato seja ultrapassado com brevidade.

Referiu que tão logo se instale os PTs, a prioridade fundamental será dada à maternidade municipal do Dala, uma vez que funciona com grupos geradores, o que torna onerosa a produção devido o combustível.

O aproveitamento hidroeléctrico do Tchihumbwe conta com uma central hidroeléctrica com quatro grupos geradores, com turbinas do tipo Francis Horizontal, sendo duas de 4,14 megawatts e duas de 2,07 megawatts, totalizando 12,42 MW, que de certa forma irá dinamizar e impulsionar o sector industrial na região

 

Leia também
  • 14/08/2019 10:14:27

    Obras de Cambambe provocam défice de mil e 887 MW

    Dondo - O sistema eléctrico nacional regista actualmente um défice de mil e 887 megawatts (MW) na produção de energia eléctrica, resultante do processo de descarga da albufeira da barragem de Cambambe, localizada na província do Cuanza Norte, iniciado no dia 8 de Agosto em curso.

  • 13/08/2019 18:42:02

    Barragem de Cambambe recebe caldas de cimento

    Dondo - O trabalho de injecção de calda de cimento nos encontros da queda de água da barragem de Cambambe, visando eliminar fissuras, resultantes do alteamento do complexo hidroeléctrico ocorrido de 2009 a 2017, decorre a bom rítimo.

  • 13/08/2019 18:18:28

    AGT cria postos fiscais nos municípios fronteiriços

    Luena - A Administração Geral Tributária (AGT) está a estudar a possibilidade de expansão das repartições fiscais nos municípios fronteiriços da Sétima Região Tributária, anunciou hoje o seu administrador, José Leiria.