Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Agosto de 2019 | 17h35 - Actualizado em 16 Agosto de 2019 | 17h35

Ministério da Agricultura cria brigadas de mecanização agrícola

Lubango - O gabinete provincial da agricultura e florestas vai criar, ainda este ano, cinco brigadas de macanização agrícola, juntando-se a sete existentes, para reforçar o trabalho de lavoura e alargar as áreas agricultáveis para o próximo ano agrícola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla:Tractores parqueados na extinta Mecanagro

Foto: José Tomás Filipe

A directora do gabinete, Mariana Soma, disse hoje à Angop, no Lubango, que as brigadas vão integrar trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (Mecanagro) e membros de associações de camponeses nos 14 municípios desta província.

Neste momento, estão disponíveis 50 tractores novos, adquiridos pelo Governo, com base num acordo entre o Ministério da Agricultura e a República da Coreia do Sul, que serão distribuídos às brigadas de mecanização, sendo dez para cada uma.

A responsável explicou que o lote de máquinas inclui outros 50 tractores usados, da ex-Mecanagro, e que a sua aquisição pelas brigadas será feita a crédito e mediante concurso público, cujo pagamento é fixado para os primeiros cinco anos de actividade.

Actualmente existem já brigadas nos municípios Jamba, Caconda, Chicomba, Quipungo, Caluquembe, Cuvango e Matala.

As brigadas substituirão a Mecanagro na preparação de terras, trabalhos hidro-agrícolas, terraplenagem, reabilitação de vias secundárias e terciárias, bem como construções rurais (reabilitação e construção de pequenas barragens, chimpacas e valas de irrigação, bem como desassoreamento).

A agricultura controla 835 associações de camponeses, com 211.883 famílias camponesas.

Na presente campanha agrícola foram cultivadas 314.973 hectares e colhidas 216.881 toneladas de produtivos diversos.

Leia também
  • 15/08/2019 16:27:11

    Expo-Huíla proporciona dois mil novos empregos aos jovens

    Lubango - Dois mil jovens beneficiam de empregos temporários na vigésima sétima edição da Expo-Huíla, que decorre de 14 a 18 deste mês, na cidade do Lubango, província da Huíla, sob o lema "Juntos para um futuro melhor".

  • 11/08/2019 00:48:06

    Huíla: MOZAP II aposta na pecuária e abastecimento de água para região Sul

    Lubango - O Banco Mundial vai disponibilizar 70 milhões de dólares americanos para a expansão do projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização “MOZAP II” para a região sul de Angola, informou neste sábado o pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, José Carlos Bettencourt.

  • 09/08/2019 18:13:26

    Angola conta com 50% de sementes nacionais

    Chinguar - Angola conta este ano (2019), pela primeira vez, com o fornecimento de 50 porcento de sementes de milho e de batata-rena, produzidas por angolanos, afirmou hoje, sexta-feira, no município do Chinguar (Bié), o director nacional da Agricultura, António Sozinho.