Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Agosto de 2019 | 20h07 - Actualizado em 21 Agosto de 2019 | 11h14

BFA disponibiliza USD 2 milhões de dólares para mitigar efeitos da seca

Ondjiva - Dois milhões de dólares norte-americanos foram disponibilizados pelo Banco de Fomento Angola (BFA) para financiar o projecto "Mais água, Mais Vida", de apoio às vítimas da seca no município de Ombadja, província do Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cunene: Abubacar Sultan - Representante da UNICEF em Angola.

Foto: JOSÉ CACHIVA

O valor faz parte de um acordo assinado hoje, segunda-feira, em Ombadja, entre BFA, governo do Cunene e o UNICEF. Beneficiará duas mil e 400 famílias afectadas pela seca, facilitando o acesso a água, saneamento, educação e saúde. 

Na ocasião, o presidente da Comissão Executivo do BFA, Jorge Ferreira, disse que o acordo assinado da disponibilização dos valores é uma iniciativa de colaboração com o governo local em acções de emergência e concretas para ajudar às vítimas da seca no município.

Explicou que o projecto “Mais água, Mais vida” contribuirá para a criação de vários serviços desde o acesso à água potável, saúde, educação, reabilitação de 15 furos de água, bem como a melhoria das condições sociais em 15 escolas para o retorno das crianças as aulas.

Já o representante do UNICEF em Angola, Abubacar Soltan, informou que esta parceria constitui uma importante acção que contribuirá para a redução do sofrimento das populações mais afectadas pela seca, em particular as mulheres e crianças.

Por seu turno, a vice-governadora para o sector politico, social e económico no Cunene, Suraya Mateus Kalongela, agradeceu a iniciativa do BFA e do UNICE, para implementação do projecto “Mais água mais Vida”, que vai garantir melhores condições de vida das famílias afectadas na região.

O governo da província do Cunene recebeu de ajuda, até ao momento, 997 mil toneladas de bens alimentares para acudir a situação de seca que assola a região.

As autoridades locais contam, actualmente, com 20 camiões cisterna e 400 reservatórios espalhados pelo território da província para a distribuição de água às populações.

Está também em curso a reabilitação de 171 furos de água, uma média 28 furos por cada município, num total de seis municípios.

O Município de Ombadja, 96 quilómetro a Norte de Ondjiva, capital da província do Cunene, com uma população estimada em 290 mil e 077 habitantes, das quais 285 mil e 194 estão afectadas pela seca, bem como 340 mil gados entre bovino, caprino e suíno afectados.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também