Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Agosto de 2019 | 23h08 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 09h49

Camponeses da Lunda Sul buscam experiência no Bié

Saurimo - Vinte e um camponeses da província da Lunda Sul partiram hoje, quarta-feira, para o Bié, onde durante cinco dias vão trocar experiência com técnicos locais no ramo da mecanização agrícola e técnica de plantio, para melhorar e aumentar a sua produção.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações Angop, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Nelson Senguitale, precisou que seguiram para o Bié 15 camponeses do município de Saurimo, quatro do Dala, um do Muconda e um de Cacolo.

Fez saber que trata-se de uma iniciativa do Governo Provincial da Lunda Sul, visto que o Bié é uma região com vasta experiência e resultados positivos no sector agro-pecuário.

Explicou que os camponeses vão participar em sessões práticas sobre o preparo do solo para cultivo de hortaliças, cerais e outras culturas, o uso de adubos orgânicos, fertilizantes e defensivos naturais, para o combate de pragas nas plantações.

Por seu turno, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, lembrou que a região já foi potência na produção do arroz e espera que esta troca de experiência ajuda a retomar em grande escala a produção deste cereal.

A província da Lunda Sul, destacou, é rica em recursos hídricos e reúne condições ideais para o cultivo de mandioca, arroz, milho, batata rena, batata-doce, ananás, banana, manga e hortícolas.

Constam das culturas agrícolas mais plantadas na região, a abóbora, milho, feijão, banana pão e de mesa, cana-de-açúcar, amendoim, limão, laranja, tomate, cebola, cenoura e pimenta.

O Gabinete província da Agricultura, Pecuária e Pescas na Lunda Sul controla 124 mil 994 famílias camponesas, que cultivam em média 0.5 a 1.5 hectares, dos quais cerca de 80% serve para produção de mandioca.

Para presente campanha agrícola vários hectares de terra para o cultivo de tubérculos, cereais, hortícolas, entre outros produtos, envolvendo 68 mil 978 famílias.

Para o êxito da campanha, o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) disponibilizou 40 toneladas de adubos compostos, 13 de ureia, 14 de sulfato de amónio, cinco mil enxadas, duas mil e 901 catanas e mil machados.

Leia também
  • 15/08/2019 19:05:25

    Lunda Sul ganha novo hotel de três estrelas

    Saurimo - Um hotel de três estrelas com 60 quartos foi inaugurado hoje, quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), reforçando a oferta de serviços hoteleiros na região, em cerimónia orientada pelo governador local, Daniel Neto.

  • 15/08/2019 13:13:58

    Governador aponta energias renováveis para comunas

    Saurimo - O governador da província da Lunda Sul Daniel Neto, sugeriu nesta quinta-feira, em Saurimo, ao ministério da Energia e Águas a implementar projectos de energias renováveis nas sedes comunais da região, de modo a reduzir custos com a produção de energia em centrais térmicas.

  • 14/08/2019 18:18:36

    Central térmica do Nhama começa a funcionar em Setembro

    Saurimo - A central Termina do Nhama, localizada no bairro com mesmo nome, arredores de Saurimo (Lunda Sul) com capacidade de 20 megawatts, entra em funcionamento em Setembro próximo, anunciou hoje o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.