Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Agosto de 2019 | 14h37 - Actualizado em 21 Agosto de 2019 | 17h39

Cem toneladas de trigo deterioram-se no Chitembo

Cuito - Perto de 100 toneladas de trigo produzidos pelos camponeses, durante a campanha agrícola 2018, no município do Chitembo (Bié), deterioram-se, por falta de compradores na circunscrição e meios de escoamento para outras regiões do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada à Angop, hoje (terça-feira), pelo director da Agricultura do Chitembo, Agostinho Epalanga, sublinhando que devido ao prejuízo registado, os camponeses pensam, este ano, em abandonar o cultivo do respectivo cereal.

Segundo a fonte, estão envolvidos directamente na produção de trigo mais de 100 camponeses das comunas de Cachingues, Mumbwé, Soma-Cuanza, Mutumbo e Malengue.

O problema, prosseguiu, dura já há mais de três anos, estando ainda na base da deterioração do trigo as difíceis condições de armazenamento (celeiros caseiros), que não permitem conservar por muito tempo o produto, contrariamente ao que acontece com o milho, batata, mandioca, feijão e soja.

A fonte realçou que a instituição continua a encetar contactos com empresários locais e não só, para se adquirir pelo menos uma ou duas pequenas indústrias moageiras, visando contrapor o problema.

Para a campanha agrícola 2019/2020, estão em preparação mais de mil hectares para o cultivo de produtos diversos, tais como do milho, batata, mandioca, feijão, soja e hortícolas, mais 345 em relação à temporada passada.

O município do Chitembo, 150 quilómetros a Sul da cidade do Cuito, província do Bié, tem uma população estimada em 78 mil e 156 habitantes. O sector da Agricultura controla 77 associações, 12 cooperativas agrícolas, distribuídas nas comunas, embalas e aldeias.

Leia também
  • 21/08/2019 17:48:30

    AGT elucida jornalistas sobre aplicação do IVA

    Cuito - A Administração Geral Tributária (AGT) elucidou os jornalistas de diferentes órgãos públicos, hoje (quarta-feira), no Cuito, sobre a importância da aplicação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), tendo em conta a sua actividade, de informar e educar a sociedade.

  • 16/08/2019 17:18:07

    Cafeicultores de Nhârea produzem mais de 200 toneladas de café

    Nhârea - Mais de 200 toneladas de café foram produzidas este ano pelos cafeicultores do município de Nhârea, província do Bié, mais 22 toneladas em relação ao período anterior.

  • 14/08/2019 17:35:49

    Ministério da Agricultura cria brigadas de mecanização agrícola

    Lubango - O gabinete provincial da agricultura e florestas vai criar, ainda este ano, cinco brigadas de macanização agrícola, juntando-se a sete existentes, para reforçar o trabalho de lavoura e alargar as áreas agricultáveis para o próximo ano agrícola.