Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Agosto de 2019 | 20h21 - Actualizado em 20 Agosto de 2019 | 20h20

Feira Agro-pecuária leiloa 350 bovinos

Lubango - Trezentas e 50 cabeças de gado bovino foram leiloadas em duas sessões durante a 16ª Feira Agro-pecuária da Huíla, promovida pela Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), entre os dias 10 e 17 deste mês, na cidade do Lubango, 168 a mais que na edição anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Luís Gata - secretário-geral da CCGSA

Foto: Morais Silva

A informação foi avançada à Angop hoje, terça-feira, nesta cidade, pelo director-geral da CCGSA, Luís Gata, que em jeito de balanço afirmou cada cabeça de gado foi vendida, em média, ao preço de 350 mil Kwanzas, num certame enquadrado nas Festas da Senhora do Monte.

Sublinhou que estavam expostos no evento 500 bovinos, 200 a menos que na edição passada, sendo a cabeça mais barata custou 200 mil Kwanzas e a mais cara a um milhão de Kwanzas.

Segundo o responsável, a agenda da feira previa a realização de três leilões, mas foram feitos dois, pois tiveram de suspender um dada a adesão obtida na primeira venda, que despachou mais de 50% dos animais, com realce para a aquisição de gado de porte melhorado, que ajudam a melhorar as manadas geneticamente.

“Tivemos um leque de animais muito bom, o que demonstra que apesar do país ter pouca quantidade dos mesmos, já tem um núcleo significativo com boa classificação genética, o que é bom para melhorar as manadas. O país está atento para se tornar numa da potência da bovinicultura”, considerou.

Na 15ª edição da feira Agro-pecuária foram leiloados pelos fazendeiros 230 cabeças de gado, o que gerou pelo menos 80 milhões de Kwanzas.

A Cooperativa de Criadores do Sul de Angola (CCGSA) tem actualmente 86 membros a nível do país.

Assuntos Economia   Feira   Província » Huíla  

Leia também
  • 20/08/2019 14:31:40

    Feira das Pescas prevê colmatar cortes na cadeia de valores

    Luanda - Cem expositores do sector das pescas estarão reunidos de 29 de Agosto a 01 de Setembro de 2019, na terceira edição da Feira Internacional das Pescas e Aquicultura (FIPEA), com vista a mitigar os cortes que ligam o processo deste circuito económico.

  • 20/08/2019 13:22:13

    Socamia investe USD 20 milhões no aumento da produção de milho

    Malanje - Vinte milhões de dólares norte-americanos é o valor investido este ano pela Fazenda Socamia, na aquisição de equipamentos agrícolas, com vista o aumento da produção de milho, informou hoje (terça-feira), à Angop, o delegado do grupo Castel em Angola, Philippe Frédéric.

  • 19/08/2019 20:12:56

    Sucesso de privatizações depende de transparência- investigador

    Luanda - O sucesso do Programa de Privatização (PROPRIV), que prevê alienar, parcial e totalmente, 195 empresas públicas até 2022, depende da transparência no processo de negociação entre o Estado e as entidades interessadas na compra das respectivas propriedades.