Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Agosto de 2019 | 10h56 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 11h14

Fomento da produção agrícola vai contar com 50 novos tractores

Uíge - Os agricultores da província do Uíge associados em cooperativas, vão contar nos próximos dias com cinquenta novos tractores para o fomento da produção agrícola, adquiridos pelo Ministério da Agricultura, no âmbito do programa de revitalização do sector agrícola na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O anúncio foi feito hoje (quinta-feira), nesta cidade, pelo director do Gabinete Provincial do Uíge da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eduardo Gomes, no encontro promovido pelo gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), com os agricultores, associações e líderes de cooperativas de camponeses.

O responsável explicou que os referidos meios já estão na província do Uíge, para dinamizar o sistema de produção agrícola na região, uma vez que muitos camponeses da circuncrição   ainda praticam a agricultura de subsistência.

Deu a conhecer que mil e 500 camponeses associados estão inscritos neste ano, no Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), na província, para poderem beneficiar destes meios de trabalho, para melhorarem a produção agrícola.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico e Integrado no Uíge, Joaquim Gimbi, reafirmou a aposta do Executivo em continuar a financiar os agricultores através do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), para melhor fomento dos 54 produtos da cesta básica para aumentar a competitividade da produção nacional.

O PRODESI tem como objectivo principal diversificar a economia, aumentando a produção, reduzir os gastos de recursos cambiais, fundamentalmente com bens de primeira necessidade, assim como ampliar a entrada e diversificar as fontes de divisa, impulsionando fontes e volume de investimento externo a fim de melhorar o ambiente de negócio a nível nacional.

No âmbito do PRODESI, foi aprovado o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), no valor 141 mil milhões de kwanzas, que serão operacionalizados pelos bancos BAI, BCI, BIC, Standard Bank, BDA, BNI e o Fundo de Garantia de Crédito

Leia também
  • 20/08/2019 14:37:11

    Cem toneladas de trigo deterioram-se no Chitembo

    Cuito - Perto de 100 toneladas de trigo produzidos pelos camponeses, durante a campanha agrícola 2018, no município do Chitembo (Bié), deterioram-se, por falta de compradores na circunscrição e meios de escoamento para outras regiões do país.

  • 18/08/2019 09:12:23

    AGT arrecada mais de dois mil milhões de kwanzas em sete meses

    Uíge - Dois mil milhões 782 milhões, 996 mil e 270 kwanzas foram arrecadas para os cofres do Estado, de Janeiro a Julho do presente ano, pela Administração Geral Tributária (AGT), no Uíge, resultante do pagamento de impostos diversos.

  • 15/08/2019 19:59:07

    Inaugurado posto fiscal da AGT em Maquela do Zombo

    Uíge - Um novo posto fiscal da Administração Geral Tributário (AGT) foi inaugurado hoje, quinta-feira, em Maquela do Zombo, pela vice-governadora para o sector político social e económico do Uíge, Catarina Pedro Domingos, para aproximar os serviços ao cidadão e melhorar a arrecadação de receitas do Estado.