Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Agosto de 2019 | 19h34 - Actualizado em 21 Agosto de 2019 | 19h34

Produção de mel aumenta no Cuemba

Cuemba - Os 382 apicultores do município do Cuemba (Bié) registaram uma produção de cerca de 800 mil litros de mel, no primeiro semestre do ano em curso, mais 298 mil em relação a igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O director da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), no Cuemba, Azevedo Pires Saliunga, disse à Angop, hoje (quarta-feira), que a cifra deve-se também ao aumento de 300 colmeias cada, contra 250, bem como o não registo de fortes chuvas na circunscrição durante a aludida época de produção.

Para a segunda fase, nos meses de Setembro a Dezembro deste ano, a previsão é atingir acima dos 900 mil litros, salientando ser preciso mais investimentos, mormente no processo de tratamento e conservação do produto. 

Sem revelar o valor arrecadado na venda, considerou a Cooperativa Coapa, um dos maiores compradores de mel no Cuemba, que por sua vez, é comercializado nas províncias do Huambo, Moxico, Benguela e Luanda.

Nesta altura, os apicultores carecem de diversos meios como máscaras, fatos, botas, luvas e outros instrumentos para facilitar o trabalho.

Na província do Bié, o município do Cuemba, situado a 164 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, é considerado o maior produtor do mel, a par dos municípios do Chitembo, Andulo e Camacupa.

Assuntos Economia   Província » Bié  

Leia também
  • 21/08/2019 17:48:30

    AGT elucida jornalistas sobre aplicação do IVA

    Cuito - A Administração Geral Tributária (AGT) elucidou os jornalistas de diferentes órgãos públicos, hoje (quarta-feira), no Cuito, sobre a importância da aplicação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), tendo em conta a sua actividade, de informar e educar a sociedade.

  • 21/08/2019 17:40:51

    Biocom produz 65 mil toneladas de açúcar

    Malanje - Sessenta e cinco toneladas de açúcar foram produzidas no primeiro semestre deste ano, pela Fazenda Biocom, no município de Cacuso, província de Malanje, segundo disse terça-feira em conferência de imprensa o director-geral adjunto do projecto, Luís Bagorro Júnior.

  • 20/08/2019 20:21:43

    Feira Agro-pecuária leiloa 350 bovinos

    Lubango - Trezentas e 50 cabeças de gado bovino foram leiloadas em duas sessões durante a 16ª Feira Agro-pecuária da Huíla, promovida pela Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), entre os dias 10 e 17 deste mês, na cidade do Lubango, 168 a mais que na edição anterior.