Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Agosto de 2019 | 00h52 - Actualizado em 23 Agosto de 2019 | 20h44

Recuperação das Fábricas têxteis é destaque da semana

Luanda - O processo de recuperação das três fábricas têxteis construídas com fundos públicos e arrestadas em Junho último pela Procuradoria-Geral da República (PGR), devido a irregularidades registadas no acto das privatizações, constitui destaque da semana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se das Fábrica Textang II (Luanda), África Têxtil (Benguela) e da ex-Satec, localizada na vila do Dondo (Cuanza Norte), cujo processo de recepção formal teve inicio na terça-feira última, num processo encerrado sexta-feira.

A iniciativa visa pôr fim ao processo de revitalização do sector têxtil, com vista à diversificação da economia nacional e o aumento da oferta de empregos directos em Angola.

No domínio dos transportes aéreos, o destaque recai para o anúncio da inauguração da rota Luanda/Lagos (capital económica da Nigéria) pela TAAG - Linhas Aéreas de Angola, em Outubro, no quadro do reforço da presença em África e da expansão das suas rotas a nível do continente.

Outra nota de realce é a intenção manifestada pelos funcionários desta mesma companhia nacional de bandeira, em entrarem em greve de dez dias, a partir de 5 de Setembro próximo, devido a um pedido de aumento salarial em percentagens ainda não reveladas, entre outras reivindicações.

Também constitui destaque noticioso, a participação de Angola na sétima edição da Conferência Internacional de Tóquio, no Japão, sobre Desenvolvimento de África (TICAD7), a decorrer de 28 a 30 deste mês.

Trata-se de um fórum multilateral, inclusivo e aberto, lançado pelo Governo Japonês, em 1993, do qual participam países e instituições africanas, bem como organizações internacionais de desenvolvimento, do sector privado e da sociedade civil.

Em relação ao sector eléctrico, a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na província de Malanje, recuperou 159 milhões, 888 mil e 902 kwanzas, da dívida acumulada pelos seus clientes.

Do valor em causa, 149 milhões, 522 mil e 315 kwanzas são referentes ao consumo de energia pós-pago e 10 milhões, 366 mil e 590 kwanzas, do sistema pré-pago, até então em posse dos clientes.

O leilão de 350 cabeças de gado bovino, em duas sessões, durante a 16ª Feira Agro-pecuária da Huíla, promovida pela Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), entre os dias 10 e 17 deste mês, na cidade do Lubango, 168 a mais que na edição anterior, é outra novidade.

Marcou igualmente o noticiário económico da semana, o anúncio de que a actual Taxa de Circulação passará a designar-se, a partir de Janeiro de 2020, "Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM)", mantendo-se as taxas cobradas sobre as viaturas, motociclos, triciclos e quadriciclos.

O facto foi revelado pelo técnico da Administrador Geral Tributária (AGT), José Leiria, adiantando que o “IVM” alargará a sua incidência sobre às embarcações de recreio e aos aviões de uso particular, e que continuará a ser cobrado entre Janeiro e Abril de cada ano.

Fez também manchete a denúncia, sexta-feira, do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), segunda a qual, o funcionamento de alguns matadouros da província de Luanda "está fora dos padrões" de higiene, podendo levar à contaminação da carne.

Segundo o INADEC, o gado, nesses espaços, é abatido e conservado em condições inadequadas, susceptíveis de perigar a saúde dos consumidores, além do uso de água transportada por camiões cisternas e reservada em tanques, na lavagem da carne e na limpeza destes locais de abate.

Assuntos Economia   Resenha  

Leia também
  • 23/08/2019 20:10:18

    INADEC denuncia matadouros sem higiene

    Luanda - O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) denunciou, nesta sexta-feira, que o funcionamento de alguns matadouros da província de Luanda "está fora dos padrões" de higiene, podendo levar à contaminação da carne.

  • 23/08/2019 18:42:34

    Tribunal executa arresto de fábrica

    Dondo - O Tribunal da Comarca de Cambambe, província de Cuanza Norte, executou, nesta sexta-feira, o arresto (apreensão judicial de bens) da fábrica téxtil Satec, localizada na cidade do Dondo, no quadro de uma providência cautelar promovida pela Procuradoria Geral da República.

  • 22/08/2019 17:34:23

    Proposta do Imposto sobre Veículos Motorizados recolhe contribuições

    Malanje - A proposta do diploma legal do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM) foi hoje (quinta-feira) colocado em discussão pública, pela 2ª Região Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT), na cidade de Malanje, província com o mesmo nome.