Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Agosto de 2019 | 13h22 - Actualizado em 20 Agosto de 2019 | 13h21

Socamia investe USD 20 milhões no aumento da produção de milho

Malanje - Vinte milhões de dólares norte-americanos é o valor investido este ano pela Fazenda Socamia, na aquisição de equipamentos agrícolas, com vista o aumento da produção de milho, informou hoje (terça-feira), à Angop, o delegado do grupo Castel em Angola, Philippe Frédéric.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Localizada no município de Cangandala, a fazenda Socamia está instalada no Pólo Agro-industrial de Capanda (PAC), conta com uma área bruta de cinco mil hectares, mas apenas 800 hectares estão a ser explorados com a produção de milho em sequeiro, no qual são colhidas duas mil e 500 toneladas de milho por época.

De acordo com o delegado do grupo Castel, os 20 milhões de dólares norte-americanos serviram essencialmente para aquisição de 25 pivôs de irrigação, cada com capacidade para irrigar 50 hectares, oito silos com capacidade para armazenar duas mil e 500 toneladas cada e sistemas de bombagem de água, o que vai permitir aumentar de 800 hectares para mil e 35 hectares.

Por isso, disse, perspectiva-se dentro de dois anos, uma colheita por época de 20 mil toneladas de milho, fomentando assim a produção de grits (matéria-prima para a produção de cerveja) no país e consequente redução dos custos de importação.

O grupo Castel gasta, anualmente, 25 milhões de dólares norte-americanos na importação de 60 mil toneladas de grits, realidade que se pretende mudar, com aposta na produção de milho.

Neste capítulo, reiterou que o grupo Castel vai montar em Malanje, dentro de três anos, uma fábrica de transformação do milho em grits, com capacidade de 300 toneladas/dia.

Instalada no Pólo Agro-industrial de Capanda, a Fazenda Socamia conta com dez  trabalhadores. O empreendimento tem um investimento global de 40 milhões de dólares norte americanos.

Leia também
  • 19/08/2019 20:12:56

    Sucesso de privatizações depende de transparência- investigador

    Luanda - O sucesso do Programa de Privatização (PROPRIV), que prevê alienar, parcial e totalmente, 195 empresas públicas até 2022, depende da transparência no processo de negociação entre o Estado e as entidades interessadas na compra das respectivas propriedades.

  • 19/08/2019 18:41:26

    ENDE em Malanje recupera mais de AKz 100 milhões da dívida

    Malanje - Cento e 59 milhões, 888 mil e 902 kwanzas, da dívida acumulada pelos seus clientes, foram recuperados pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na província de Malanje, durante o primeiro semestre deste ano.

  • 19/08/2019 11:35:25

    Ministro avalia problema salarial na SODEPAC

    Cacuso - O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, informou domingo, em Cacuso, província de Malanje, que o seu pelouro está a trabalhar na busca de soluções para o problema de salários em atraso na Sociedade do Pólo Agro-industrial de Capanda (SODEPAC).