Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Agosto de 2019 | 18h00 - Actualizado em 27 Agosto de 2019 | 19h46

Angola/Uruguai: volume de negócios cifrado em AKZ 2,2 mil milhões

Luanda - O volume de negócios entre o Uruguai e Angola cifrou-se, de 2015 até ao primeiro semestre deste ano (2019), em 2,2 mil milhões de Kwanzas (AKZ), disse hoje (27) à ANGOP, em Luanda, o Embaixadpr uruguaio no país, Álvaro Gonzalez Otero.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador uruguaio em Angola, Álvaro Gonzalez Otero

Foto: Foto cedida

Segundo o diplomata uruguaio, no período em análise, as autoridades uruguaias exportaram para Angola, entre outros produtos, carnes, óleo de soja, lácteos, farinha de trigo, massa alimentar, arroz, plásticos e frutas cítricas no valor de 8.6 mil milhões de kwanzas, e o Uruguai importou petróleo no montante de 191.6 mil milhões de kwanzas.  

Álvaro Gonzalez Otero disse que o valor das transacções comerciais atingido pelos dois países esteve abaixo das expectativas, devido, sobretudo, à queda do preço do petróleo no mercado mundial. 

Sobre a deslocação de investidores do seu país a Angola, o diplomata afirmou que, com a aprovação do acordo de facilitação de vistos entre os dois Estados, o governo uruguaio tem estado a mobilizar empresários com "know how" à altura dos desafios do país, principalmente no sector da agricultura. 

“Os contactos têm sido frequentes, a falta de divisas afectou a vinda de empresários. O Uruguai é considerado país número um em equidade, desenvolvimento e crescimento inclusivo e forte candidato para ajudar Angola neste sentido”, sublinhou. 

Referiu que para reforçar a cooperação, 20 estudantes angolanos beneficiaram, há dois anos, de bolsa de estudos do Uruguai, em parceria com a Fundação Eduardo dos Santos, nas áreas de agricultura, engenharia e veterinária. 

Angola e Uruguai estabeleceram relações diplomáticas a 26 de Março de 1988. Desde então, as relações bilaterais têm estado a passar por diferentes etapas da sua evolução e afirmação, quer no contexto político-diplomático, quer no âmbito da cooperação Sul-Sul. 

O Uruguai celebrou domingo o 194º aniversário da sua independência. É um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB. Ocupa o 48º lugar no índice de qualidade de vida.

Assuntos Cooperação   Economia  

Leia também
  • 26/08/2019 11:01:31

    Japão reafirma parceria com africanos

    Yokohama (Dos enviados especiais) - O Japão vai reafirmar nos próximos dias o seu interesse de reforçar a parceria estratégica com os países africanos, quando acolher, de 28 a 30 de Agosto, a 7ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD7).

  • 24/08/2019 04:17:46

    Camponeses têm mais de 50 toneladas de bombó por escoar

    Malanje - Mais de cinquenta toneladas de bombó seco, por se escoar a partir da comuna de Ngola Luije, município de Malanje, encontra-se em posse das famílias camponesas há mais de três meses, por dificuldades de transporte.

  • 24/08/2019 00:52:59

    Recuperação das Fábricas têxteis é destaque da semana

    Luanda - O processo de recuperação das três fábricas têxteis construídas com fundos públicos e arrestadas em Junho último pela Procuradoria-Geral da República (PGR), devido a irregularidades registadas no acto das privatizações, constitui destaque da semana.