Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Agosto de 2019 | 13h44 - Actualizado em 28 Agosto de 2019 | 17h50

População de Ngola Luije clama por reabilitação de estradas

Malanje - A população da comuna de Ngola Luije, município de Malanje, clama por reabilitação da estrada principal da região e das que dão acesso aos campos de cultivo, visando melhorar a circulação de pessoas e bens.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa preocupação foi manifestada hoje, pelo regedor da localidade, soba Andrade Dala, quando falava sobre a situação socioeconómica da comuna, referindo que os camponeses necessitam também de máquinas e outros apoios para o fomento da agricultura mecanizada.

Falando em nome da população, o regedor disse que embora tem havido apoios do Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II) na formação de camponeses, preparação de terras e cedência de sementes e instrumentos agrícolas, ainda são insuficientes as condições de trabalho para os camponeses produzirem para o auto-consumo e venda dos excedentes.

Entretanto, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, disse que a terraplanagem da estrada de Ngola Luije será feita provavelmente a partir deste ano, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), podendo beneficiar de asfaltagem nos próximos tempos ao ser reintegrado no programa de asfaltagem do Ministério da Construção suspenso há quatro anos por dificuldades financeiras.

Realçou que o PIIM prevê a terraplanagem de 120 quilómetros de estrada ao nível do município de Malanje, incluindo os troços que ligam a sede municipal à comuna de Ngola Luije e a localidade de Quissole e Kibinda.

Situada a 37 quilómetros da cidade de Malanje, Ngola Luije conta com uma população estimada em nove mil e 997 habitantes.

Leia também
  • 24/08/2019 04:17:46

    Camponeses têm mais de 50 toneladas de bombó por escoar

    Malanje - Mais de cinquenta toneladas de bombó seco, por se escoar a partir da comuna de Ngola Luije, município de Malanje, encontra-se em posse das famílias camponesas há mais de três meses, por dificuldades de transporte.

  • 22/08/2019 17:34:23

    Proposta do Imposto sobre Veículos Motorizados recolhe contribuições

    Malanje - A proposta do diploma legal do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM) foi hoje (quinta-feira) colocado em discussão pública, pela 2ª Região Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT), na cidade de Malanje, província com o mesmo nome.

  • 21/08/2019 23:08:56

    Camponeses da Lunda Sul buscam experiência no Bié

    Saurimo - Vinte e um camponeses da província da Lunda Sul partiram hoje, quarta-feira, para o Bié, onde durante cinco dias vão trocar experiência com técnicos locais no ramo da mecanização agrícola e técnica de plantio, para melhorar e aumentar a sua produção.