Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Setembro de 2019 | 18h47 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 18h46

AVIPAL do Cuito aumenta produção de ovos

Cuito - A empresa Avipal, situada na cidade do Cuito província do Bié, aumentou a sua produção de oito mil ovos/dia em 2018, para 18 mil em 2019, informou quarta-feira o seu proprietário António Chivanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo António Chivanda, que falava à Angop, à margem de uma visita do embaixador namibiano acreditado em Angola, Patrick Nandango, ao aviário, tal aumento da produção deve-se aquisição em Espanha uma bateria moderna (nave com capacidade para 40 mil e 320 aves) e outros equipamentos.

O investimento permitiu adquirir, na Bélgica, em Julho último, 18 mil 360 pintos, prevendo-se aumentar a produção em Novembro deste ano, visando abastecer o mercado.

Admitiu que a empresa tem dificuldades em comprar matéria-prima, como a soja, premix e vacinas para galinhas, produtos escassos no país.

O aviário António Chivanda existe no Bié desde 2009 e possui uma área de 10 hectares. Garante emprego a 42 funcionários.

A província Bié encerrou, só em 2018, seis aviários  por falta de divisas, estando actualmente apenas dois em funcionamento.
 

 

Leia também
  • 11/09/2019 18:45:05

    Namíbia incentiva mais cooperação económica com Angola

    Cuito - Angola e Namíbia precisam agora fortalecer, cada vez mais, a sua cooperação no domínio das relações económicas, de forma a alavancar a economia dos dois países, defendeu, hoje (quarta-feira), no Cuito (Bié), o embaixador Patrick Nandango.

  • 11/09/2019 14:26:31

    Bié tem condições técnicas para implantar Pólo do Cunje - governo

    Cuito - A província do Bié tem condições técnicas de implantação do Pólo Industrial do Cunje, favorecida com a disponibilidade de mais de 30 Megawatts (MW) de energia eléctrica da Barragem de Laúca ( provncia de Malanje), reafirmou hoje o vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estruturas, José Tchatuvela.

  • 05/09/2019 18:14:07

    IVA contribui para reorganização de empresas - diz governante

    Cuito - O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que começa a vigorar a partir do dia 1 de Outubro deste ano, vai contribuir para a reorganização do sector empresarial público e privado e, sobretudo, contribuir para o crescimento eficaz da economia do país.