Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Setembro de 2019 | 01h26 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 16h54

Governador do Moxico aponta agricultura como prioridade

Cazombo - O governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba, declarou quarta-feira, em Cazombo, que o governo local vai apostar no relançamento da agricultura para tornar a província no principal celeiro alimentar do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, disse que tal pressuposto passa primeiro pela reabilitação das estradas e pontes para estimular investimentos, desenvolver a agricultura em grande escala e criar mais postos de trabalho, principalmente para a juventude.

O governante reafirmou o interesse do Moxico voltar a ser o maior produtor de arroz no país, a par do massango, massambala, milho, mandioca, batata doce e do mel, no quadro dos esforços para a diversificação da economia e garantir a auto-suficiência alimentar.

Segundo o governante, o Moxico tem terras férteis, aráveis e extensas e uma população jovem que precisa de apoios para garantir a produção de produtos agrícolas e seu escoamento.

Garantiu, também, facilidades de aquisição de terras, sem burocracia, aos que pretendem investir no sector agrícola na região.

Gonçalves Muandumba informou que o Fórum sobre agricultura, que começa sexta-feira (13), deve fazer um diagnóstico sobre o sector agrícola na província, conceber um programa integrado, estabelecer o apoio a prestar ao empresariado e às famílias que vivem da cultivo da terra.

No referido Fórum, a realizar-se  sob o lema "Desenvolver Agricultura, Criar Emprego e Combater a Pobreza", contará com a presença do Presidente da República, João Lourenço.

Na óptica do governador, a visita do Presidente da República, João Lourenço, ao Moxico, pode contribuir para a redução das assimetrias regionais, pelo facto de ter começado pelo município do Alto Zambeze, o maior da província com cerca de 48 mil quilómetros quadrados e onde falta quase tudo.

Leia também
  • 12/09/2019 15:53:17

    Subsídio aos combustíveis estimula produção

    Luanda - O Ministério das Finanças (Minfin) esclareceu nesta quinta-feira, em Luanda, que os subsídios aos combustíveis destinados à agricultura e às pescas representam um estímulo importante para o aumento da produção nacional e do emprego no país.

  • 11/09/2019 20:09:11

    Alto Zambeze quer mais investimento privado

    Cazombo - O administrador municipal do Alto Zambeze, Alexandre Paulino Bumba, exortou nesta quarta-feira, em Cazombo, ao investimento privado na região, tendo em vista o desenvolvimento económico sustentado daquela municipalidade com terrenos férteis e rico em mineiros.

  • 11/09/2019 18:27:19

    Administradora convida empresários a investir na região

    Camanongue - A administradora municipal de Camanongue (Moxico), Ana Filomena Chipóia, apelou hoje, naquela localidade, o empresariado nacional, e não só, a investir na exploração do potencial existente no domínio económico e produtivo que a circunscrição oferece.