Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Setembro de 2019 | 18h43 - Actualizado em 14 Setembro de 2019 | 18h43

Governador defende intensificação da actividade agrícola

Sumbe - O governador provincial do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, defendeu hoje, sábado, no Sumbe, a intensificação da actividade agrícola e turística, para a diversificação da economia local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Job Capapinha que falava no primeiro encontro de quadros naturais e residentes no Cuanza Sul, disse que a província possui potencialidades agrícolas e turísticas, por isso, deve-se aprimorar as estratégias para dinamizar os dois sectores.

Lembrou que a província possui potencial para garantir o bem-estar das populações e para desenvolver os sectores do turismo e pescas.

“Temos quadros capazes para garantir uma maior sustentabilidade para estes sectores que se encontram adormecidos”, frisou o governador.

Assegurou o contínuo apoio às iniciativas privadas, com vista o relançamento da economia local, tendo em conta a criação de emprego.

Referiu que Cuanza-Sul é rica em terras férteis, água e homens com capacidade para desenvolver a agricultura em grande escala e alavancar o turismo.

Aconselhou aos empresários do ramo agrícola, pescas e turismo, sem capacidades de desenvolver as suas actividades, a buscarem parcerias ou financiamentos externos para darem sequencia aos seus projectos.

O encontro debateu temas como a “Produção no domínio da agricultura” e “Pescas e dinamizar o turismo com soluções locais”.

A província do Cuanza Sul tem uma extensão de 58.698 quilómetros quadrados, conta com 12 municípios, onde predominam climas do tipo húmido em 50 por cento do seu território, com uma pluviosidade que oscila entre os 400 a 1.400 milímetros de água.

Tem uma temperatura variável entre os 24,8 à 19,4 Célsius, solos predominantemente argilosos e inúmeros recursos hídricos.
 

Leia também
  • 14/09/2019 18:15:51

    Secretário de Estado encoraja produção agrícola no Cuanza Sul

    Sumbe - O secretário de Estado para os Recursos Florestais, André de Jesus Moda, instigou hoje, no Sumbe, província do Cuanza Sul, as famílias camponesas e empresários do sector, a apostarem mais na produção agrícola, com vista a desenvolver a economia local.

  • 14/09/2019 01:02:18

    Exposição da produção local aberta ao público

    Sumbe - Pelo menos 150 expositores dos ramos agro-pecuária, pescas, turístico, indústria e serviços expõem desde sexta-feira, 13, até ao dia 17 de Setembro deste mês, as suas potencialidades na primeira edição da Feira de Produção Local, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul.

  • 13/09/2019 15:45:58

    Diagnóstico agrário do Moxico mostra potencial

    Luena - O diagnóstico agrário da província do Moxico mostra que as políticas do Executivo concebidas com a participação das comunidades podem garantir o aumento e diversificação da produção, bem como o desenvolvimento económico do país, segundo o consultor Fernando Pacheco.