Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Setembro de 2019 | 19h07 - Actualizado em 10 Setembro de 2019 | 19h07

Governador pede aumento de polícias nos corredores de transumância

Ondjiva - O governador da província do Cunene, Vigílio Tyova, pediu hoje, em Ondjiva, o aumento do policiamento nos três corredores de transumância criados na região, para impedir o roubo do gado a sobreviver nessas zonas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Vigílio Tyova - governador provincial

Foto: JOSÉ CACHIVA

“O Comando provincial da Polícia Nacional no Cunene deve colocar efectivos nos pontos de transumância localizados nos municípios do Cuanhama e Cuvelai, para manter a segurança dos animais”, reforçou o governante, durante um encontro do Conselho de Auscultação das Comunidades.

Disse que a medida é urgente para se combater este mal que coloca mais pobre os criadores que fazem o sacrifício de andar centenas de quilómetros para levar o gado em zonas de pastos, a fim de escaparem da seca que assola a região.

“Essas acções preventivas devem ser adequadas para preservar o gado bovino que representa, nas zonas rurais, o símbolo de posse e riqueza, aproveitada para atender necessidades maiores no seio das famílias”, sublinhou.

Sem avançar número, Vigílio Tyova apelou à necessidade da população pautar por maior vigilância e cultura de denúncias, em caso de roubo de gado, às autoridades para desencorajar essas práticas.

O Cunene, a par de outras províncias da zona sul de Angola, é uma região cuja população se dedica fundamentalmente à criação de gado bovino, caprino e suíno, constituindo fonte de renda.

A província do Cunene enfrenta, desde o mês de Outubro de 2018, uma acentuada seca que afecta 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado, que já matou cerca de 30 mil animais, entre bovinos, caprinos e suínos.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 11/09/2019 13:31:26

    Cunene ganha primeira brigada de manutenção de estradas

    Ondjiva - A província do Cunene conta, desde Setembro deste ano, com uma primeira brigada de manutenção e terraplanagem de estradas secundárias e terciárias, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou nesta terça-feira, em Ondjiva, o governador local, Vigilio Tyova.

  • 10/09/2019 18:07:12

    Cunene aumenta proposta orçamental para 2020

    Ondjiva - A proposta orçamental da província do Cunene para 2020, no Orçamento Geral de Estado (OGE), está estimada em 34,5 mil milhões de kwanzas (AKz), contra os 27,6 mil milhões do ano em curso.

  • 08/09/2019 01:38:46

    Cunene: Angola oferece bom ambiente de negócios

    Ondjiva - A directora da Câmara de Comercia Angola e Brasil, Camila Silva afirmou sábado, em Ondjiva, na província do Cunene, que o país oferece melhores condições de negócios para impulsionar e diversificação da economia.