Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Setembro de 2019 | 13h21 - Actualizado em 12 Setembro de 2019 | 13h20

Sistema electrónico de pagamento facilita registo de importação

Luanda - Um sistema de pagamento electrónico para o registo de importação, exportação e reexportação foi apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério do Comércio, com vista a facilitar e desburocratizar os procedimentos administrativos implicados no processo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O uso do referido software, que entra em funcionamento nos próximos oito dias, enquadra-se no novo sistema de pagamento, através do Sistema Integrado do Comércio Externo (Sicoex), afirmou o director do Gabinete de Tecnologia de Informação do Ministério do Comércio, Domingos Alexandre.

O responsável, que falava no encontro de apresentação do software aos membros da Câmara dos Despachantes Oficiais, informou que o pagamento será feito através de um ATM, Internet bank, multicaixa expresso, entre outras ferramentas bancárias.

A iniciativa vai igualmente facilitar na obtenção de dados estatísticos do número de importadores, despachantes e quantidades de produtos movimentos no país, daí a importância deste registo.

Domingos Alexandre referiu que os despachantes e importadores devem ter um saldo máximo na conta corrente de AKZ 100 mil, e em cada licenciamento efectua-se o pagamento de mil kwanzas.

O representante da Câmara dos Despachantes Oficiais, Luís Chagas Januário, afirmou que o novo sistema de pagamento para o registo nas transacções de mercadorias vai permitir a redução de tempo, evitar o transporte de papéis e maior celeridade no processo.

Ao contrário do actual sistema de pagamento que obriga os despachantes a recorrerem aos bairros fiscais para efectuar o pagamento, depois levar os comprovativos ao Ministério do Comércio para serem lançados no processo dos importadores.

Mais de 100 despachantes estão licenciados para actividade comercial no país.   

Leia também
  • 12/09/2019 12:13:45

    DHL alarga aplicação de compras online a 34 países de África

    Luanda - A DHL alargou a aplicação de compras online "Africa e Shop" a mais 14 países da África Subshariana, elevando para 34 o número de Estados africanos que beneficiam desta aplicação informática de apoio à actividade comercial.

  • 10/09/2019 15:57:59

    Angola prepara oferta tarifária para parceria com UE

    Luanda - Angola está a preparar a futura oferta tarifária para implementação dos Acordos de Parceria Económica com a União Europeia, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, o director do gabinete de Intercâmbio do Ministério do Comércio, Rui Livramento.

  • 06/09/2019 13:12:52

    Angola participa na Feira de Macau

    Luanda - Angola participa, através da câmara de Comércio e Indústria (CCIA), de 17 a 19 de Outubro próximo, na 14ª edição da Feira Internacional de Produtos e Serviços da Comunidade de Países Língua Portuguesa (CPLP), em Macau e Cantão, República Popular da China.