Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Setembro de 2019 | 22h00 - Actualizado em 17 Setembro de 2019 | 21h57

BFA integra o AFTRAF com um crédito de 50 milhões de USD

Luanda- O Banco de Fomento Angola (BFA) assinou ,hoje na cidade do Cairo, o acordo de integração no Trade Facilitation programme (AFTRAF) do Afreximbank, com uma linha de crédito ,inicial ,no valor de cinquenta (50) milhões de dólares americanos (USD).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Agência do BFA

Foto: Pedro Moniz Vidal

Segundo a nota de imprensa a que Angop teve acesso, com o referido acordo, o BFA  torna-se no primeiro banco  angolano a integrar o programa promovido  pelo African Export- Import  Bank ( Afreximbank),    com o objectivo de apoiar os  bancos africanos  a colmatar o  vazio  criado  com a saída do continente dos  bancos  correspondentes internacionais.

 A nota refere  que a linha de crédito do AFTRAT será utilizada pelo BFA ,  para a  confirmação de cartas de créditos e emissão de garantias, entre outros serviços  que visam a  facilitação do comércio internacional. O  mutante da linha pode ser aumentado  com base na procura do mercado angolano.  

 O  programa  AFTRAT permite o acesso a uma rede  global de  bancos confirmados  internacionais  complementando  a capacidade  dos bancos  africanos  na disponibilização  de soluções  de Trade  Finance, através   da  mitigação  de riscos  em mercados   novos  ou  com maiores  desafios , onde as linhas  de Trade  Finance se encontram inibidas ou muito  condicionadas.

A assinatura do acordo  por parte do BFA integra-se  num programa de cooperação  mais abrangente e actualizante em curso , entre o afreximbank e o BFA , onde ambas as  instituições  estão activamente  envolvidas em diferentes áreas de suporte e promoção da economia  angolana . refere o documento.

Até ao  momento ,  100  bancos  dos 26  países membros  dos Afreximbank,     já  integraram  o AFTRAF.   

Assuntos Economia  

Leia também
  • 16/09/2019 08:32:43

    Jornalistas económicos em acção de formação

    Luanda - A Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), em parceria com a Consultoria Sustentare, promove, de 18 a 20 de Setembro, em Luanda, um seminário de actualização para profissionais que tratam e publicam matérias de natureza económica.

  • 14/09/2019 01:02:18

    Exposição da produção local aberta ao público

    Sumbe - Pelo menos 150 expositores dos ramos agro-pecuária, pescas, turístico, indústria e serviços expõem desde sexta-feira, 13, até ao dia 17 de Setembro deste mês, as suas potencialidades na primeira edição da Feira de Produção Local, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul.

  • 13/09/2019 16:12:08

    Diversificação da produção constitui imperativo nacional

    Luena - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, considerou nesta sexta-feira, no Luena (Moxico), que o aumento da produção e a diversificação da economia nacional são imperativos nacionais para o país desenvolver-se.