Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Setembro de 2019 | 20h50 - Actualizado em 21 Setembro de 2019 | 20h49

Cunene: Famílias afectadas pela seca no Cuvelai recebem apoios

Ondjiva - Duas toneladas de bens alimentares diversos foram entregues, hoje (sábado), à população afectada pela seca no município do Cuvelai, província do Cunene, com vista a minimizar a carência alimentar na localidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Bens alimentares em apoio às vítima do sul do país

Foto: Fonseca Cachiva

Dos bens entregues, pela vice-governadora para o sector Politico, Social e Económico do Cunene, Soraya Mateus Kalongela, constam fuba de milho, arroz, feijão, óleo vegetal, açúcar, milho, massa alimentar, sal e água mineral.

Na ocasião, Soraya Mateus Kalongela disse que estes bens fazem parte de um donativo de 320 toneladas que chegaram recentemente à província, numa iniciativa do Executivo, para se distribuir às famílias afectadas nos seis municípios do Cunene.

“Os apoios por parte do Executivo serão de forma regular em todos os municípios, para que as comunidades tenham a sobrevivência garantida até que se venha a restabelecer a normalidade, com chuvas e, assim, produzirem nos campos”, informou.

Por seu turno, o administrador municipal do Cuvelai, Germano Nambalo, agradeceu o apoio que o Governo central e provincial têm prestado aos 50 mil e 201 pessoas afectadas pelo fenómeno, tendo já recebido 65 toneladas de bens diversos, desde que se declarou seca no Cunene.

Para atenuar os efeitos da seca, Cunene conta com 20 camiões cisternas de 20 mil litros, 20 tractores com pipas de água atreladas e 400 reservatórios, a maioria dos quais colocados em pontos estratégicos das 20 comunas locais para a distribuição de água às populações.

Estão igualmente em reabilitação 171 furos de água em todos municípios, com base nos 3.9 mil milhões de kwanzas disponibilizados pelo Executivo, no âmbito do “plano de emergência de combate à seca e a fome”, que permitiu adquirir bens diversos e realizar distintas acções.

O Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado afectados pela seca, que já causou a morte de 30 mil cabeças, entre bovino, caprino e suíno.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 21/09/2019 20:27:56

    Cunene: Governo reforça sal mineral para gado em transumância

    Ondjiva - O governo da província do Cunene vai reforçar, ainda neste mês de Setembro, a distribuição de sal mineral para a nutrição do gado debilitado nas zonas de transumância, devido à seca que assola a região, desde Outubro de 2018, deixando afectadas um milhão de cabeças de gado.

  • 18/09/2019 12:27:47

    Escassez de farinha de trigo influencia preço do pão

    Cunene - O preço do pão pequeno na província do Cunene subiu de 25 para 35 kwanzas, desde terça-feira (17 de Setembro), devido à escassez da farinha de trigo no mercado local, soube hoje à Angop.

  • 11/09/2019 16:23:03

    Cunene combate doenças bovinas em áreas de transumância

    Ondjiva - Oitenta mil cabeças de gado bovino, das 400 mil concentradas nas áreas de transumância na província do Cunene, foram vacinadas contra carbúnculo hemático, dermatite nodular e peripneumonia contagiosa, desde 01 de Agosto último até a data presente.