Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Setembro de 2019 | 20h27 - Actualizado em 21 Setembro de 2019 | 20h27

Cunene: Governo reforça sal mineral para gado em transumância

Ondjiva - O governo da província do Cunene vai reforçar, ainda neste mês de Setembro, a distribuição de sal mineral para a nutrição do gado debilitado nas zonas de transumância, devido à seca que assola a região, desde Outubro de 2018, deixando afectadas um milhão de cabeças de gado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Gado em transumância alimentando-se de feno

Foto: TARCISIO VILELA

O facto foi revelado, hoje (sábado), pela vice-governadora do sector Politico, Social e Económico do Cunene, Soraya Mateus Kalongela, no final de uma visita de constatação do gado em zonas de transumância nas localidades do Kapunda e Kamumbanga, no município do Cuvelai.

Explicou que o gado se encontra debilitado “não por farta de pastos, mas sim de vitamina, dai ser necessária a urgente articulação de esforço com o Ministério da Agricultura e das Floresta, para a aquisição do mineral e consequente distribuição ao gado em transumância”.

“Os pastos não suprem todas as necessidades minerais dos animais. É importante fazer a suplementação de forma correcta, pois a mineralização do rebanho garante uma boa produção de carne e leite e evita queda de produtividade”, observou.

Por seu turno, o administrador municipal do Cuvelai, Germano Nambalo, disse que na circunscrição estão controladas 187 mil e 513 cabeças de gado, provenientes de várias localidades, tendo das quais morridas quatro mil e 140.

Para prevenir o gado de doenças como carbúnculo hemático, dermatite nodular e pneumonia contagiosa, foram vacinados, de 01 de Agosto ao princípio deste mês de Setembro, 80 mil cabeças de gado nos corredores de transumância da província.

Desde Outubro de 2018, a seca já matou cerca de 30 mil animais, de várias espécies. Nesta altura, por falta de pasto e pela escassez de água, o gado está concentrado nas principais áreas de transumância de Cafima, Cubate, Mupa, Chivemba, Canganda, Mucupe, Sopia e Chipa.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 21/09/2019 20:50:57

    Cunene: Famílias afectadas pela seca no Cuvelai recebem apoios

    Ondjiva - Duas toneladas de bens alimentares diversos foram entregues, hoje (sábado), à população afectada pela seca no município do Cuvelai, província do Cunene, com vista a minimizar a carência alimentar na localidade.

  • 18/09/2019 12:27:47

    Escassez de farinha de trigo influencia preço do pão

    Cunene - O preço do pão pequeno na província do Cunene subiu de 25 para 35 kwanzas, desde terça-feira (17 de Setembro), devido à escassez da farinha de trigo no mercado local, soube hoje à Angop.

  • 11/09/2019 16:23:03

    Cunene combate doenças bovinas em áreas de transumância

    Ondjiva - Oitenta mil cabeças de gado bovino, das 400 mil concentradas nas áreas de transumância na província do Cunene, foram vacinadas contra carbúnculo hemático, dermatite nodular e peripneumonia contagiosa, desde 01 de Agosto último até a data presente.