Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Setembro de 2019 | 16h46 - Actualizado em 24 Setembro de 2019 | 16h45

Icolo e Bengo realiza diagnóstico sobre cultivo familiar

Icolo e Bengo - A direcção municipal da agricultura, pesca e pecuária de Icolo e Bengo, em Luanda, vai efectuar este ano o diagnóstico da condição das famílias camponesas e da qualidade da actividade agrícola realizada na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Produção agrícola em Luanda

Foto: Clemente dos Santos

Segundo o director municipal do sector, João Domingos, o diagnóstico vai permitir que deixem de ser feitas estatísticas com base no senso comum e fazer um levantamento real da produção de cada produto, cultivado por famílias camponesas, associações e cooperativas.  

Durante o diagnóstico será feito ainda o levantamento das necessidades dos instrumentos de trabalho, sementes e fertilizantes a serem utilizadas pelas famílias rurais.   

O diagnóstico sobre o processo agricola vai permitir que sejam conhecidas as vulnerabilidade das famílias em relação a terra e que os camponeses tenham acesso a um Titulo de Reconhecimento que permita a realização da agricultura.

“ O Título de Reconhecimento é um documento permanente da comunidade que a Lei de Terra prevê, documento que vai permitir que os camponeses possam aderir ou ter acesso a créditos para melhor realizarem as suas actividades produtivas no  campo, pesca e até mesmo pecuários", referiu.

Recordou que o administrador municipal, Miguel Silva de Almeida esteve reunido com os camponeses e recomendou que a direcção da agricultura faça o levantamento do material necessário para a realização do  diagnóstico.

Para a realização do diagnostico, os técnicos necessitam de, entre outros, meio de locomoção para atingir as comunidades mais longínquas, de modos que deixem de basear-se em dados das comunidades mais próximas,  excluindo as mais distantes.

O município possui 27 associações agrícolas, das quais 12 legalizadas e 15 em vias de legalização, com mil e 315 membros. Icolo e Bengo conta com 22 cooperativas com três mil 731 membros.

O município de Icolo e Bengo que dista a 60 quilómetros a leste da cidade capital (Luanda) possui uma densidade populacional estimada em 81.141 habitantes que se dedicam maioritariamente em actividades agrícolas e piscatória.

Leia também
  • 23/09/2019 19:34:45

    Canal de irrigação beneficia mais de dois mil agricultores

    Caluquembe - A reabilitação do canal de irrigação da comuna de Vila Branca, no município de Caluquembe (Huíla), permite, actualmente, irrigar um perímetro de 400 hectares, em benefício de sete associações de camponeses, que congregam 2 mil e 500 agricultores.

  • 19/09/2019 16:14:33

    Emirados Árabes e Angola avançam para produção de cereais

    Luanda - Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram nesta quinta-feira, em Luanda, dois memorandos de entendimento no domínio da agricultura, para potenciar o cultivo do milho e soja, bem como a criação de aves.

  • 16/09/2019 13:36:27

    Ano agrícola: Sector quadruplica charruas de tracção animal

    Luanda - O sector agrícola do país vai contar, para campanha 2019/2020, com 60 mil novas charruas de tracção animal, um aumento significativo de meios, representando o quádruplo em relação ao disponibilizado na época finda.