Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Outubro de 2019 | 18h22 - Actualizado em 09 Outubro de 2019 | 18h22

Níveis de captura de pescado com queda de 17 por cento no Cuima

Caála - Os níveis de captura de pescado nos rios da comuna do Cuima, município da Caála (Huambo), registaram uma queda de 17 por cento, entre Janeiro até à presente data, com apenas 976 quilogramas (kg), quando no igual período de 2018 capturou-se uma tonelada e meia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi confirmado hoje, quarta-feira, à ANGOP, pelo presidente da cooperativa “Água Azul”, a única em actividade na localidade, José Geraldo, realçando que a baixa na captura se deve à insuficiência de meios de pesca.

Disse que a cooperativa debate-se, desde 2014, com a falta de embarcações, redes, anzóis, equipamentos de iluminação e frigoríficos, fazendo com que a captura atingisse, em média mensal, apenas 28 quilogramas, contra os 50 kg anteriores, principalmente das espécies cacusso e bagre.

Informou que a cooperativa, com mais de 50 membros, realiza a sua actividade nos rios Konhongâmua, Cunene e Tembe, que atravessam a comuna do Cuima, com uma população estimada em com 73.631 habitantes.

Outra situação, de acordo com o responsável da única cooperativa do género na localidade, prende-se com a falta de financiamento para alavancar esta actividade, com realce para a aquisição de novos meios, como embarcações e frigoríficos, tendo em conta as políticas de combate à pobreza, ao desemprego e de fomento da renda familiar.

José Geraldo informou que falta de frigoríficos para a conservação do peixe capturado tem obrigado os membros da cooperativa a secar o produto, para evitar desperdício.

A organização de pescadores, criada em 2005, conta com seis embarcações inoperantes, por falta de motores, fazendo com que a captura seja feita, de forma improvisada, expondo-se a vários riscos.  

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 08/10/2019 14:55:12

    Grémio de Produtores de Milho quer recuperar sua vocação

    Huambo - O Grémio dos Comerciantes, Produtores e Exportadores de Milho em Angola continua empenhado em recuperar a sua vocação, perdida há 17 anos, para estimular a produção deste cereal e garantir mercado aos produtores nacionais.

  • 07/10/2019 18:33:18

    Concluídas obras de construção da subestação do Belém do Dango

    Huambo - As obras de construção da subestação eléctrica do Belém do Dango, na província do Huambo, a partir da linha Laúca (Malange), iniciadas em Maio de 2017, estão já em fase de conclusão, o que permite à região alavancar igualmente o sector industrial.

  • 01/10/2019 10:29:17

    Agricultores abandonam actividade na Chipipa

    Huambo - Pelo menos 450 agricultores, na comuna da Chipipa (província do Huambo), antes filiados na Cooperativa Agro-pecuária, Comercial e de Consumo ?Faça Tudo pelo Tempo?, abandonaram a sua actividade, devido aos prejuízos causados pelas dificuldades de escoamento da produção, nos últimos três anos.