Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Outubro de 2019 | 13h28 - Actualizado em 09 Outubro de 2019 | 19h34

Perfil da nova ministra das Finanças

Luanda - A nova ministra das Finanças, Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, nomeada nesta terça-feira, por Decreto Presidencial, é natural de Luanda e licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nova ministra das Finanças

Foto: Cortesia de Paulo Mulaza

De 35 anos de idade, Vera Daves é a primeira mulher que ascende ao cargo de ministra das Finanças em Angola.

Até à data da sua nomeação exercia a função de secretária de Estado para as Finanças e Tesouro e rende no cargo Augusto Archer de Sousa Mangueira, a quem já havia substituido em 2016 na Comissão de Mercados de Capitais (CMC).

Formação Académica

Além da Licenciatura em Economia, Universidade Católica de Angola (UCAN), consta do seu currículo o Curso de Técnicas e Práticas Bancárias, Instituto de Formação Bancária de Portugal, Curso de Mercado de Obrigações e Instrumentos Derivados (ICAP), Curso de Liderança (OF Consultores), Curso de Gestão do Tempo (OF Consultores).

Experiência Profissional

2014 - 2016 - Administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais; Técnica de Finanças na Sonangol ESSA, directora do Gabinete de Produtos e Research do Banco Privado Atlântico, docente da cadeira de Mercados Financeiros no MBA Executivo promovido pela Católica Business School Alliance, docente de Finanças Públicas e Integração Económica na Faculdade de Economia da UCAN.

Setembro de 2016 - Outubro de 2017 - Presidente da Comissão de Mercado de Capitais.

Outras Referências Profissionais

Comentadora económica em diversos órgãos de Comunicação Social, com destaque para a TPA no (Programa Bom Dia Angola), Rádio Mais e Revista Rumo; Co-autora de um Livro sobre Finanças Públicas.  

 
 

Assuntos Finanças  

Leia também
  • 04/10/2019 17:22:45

    Títulos rendem AKz 11 mil milhões no Portal do Investidor

    Luanda - Cerca de 11, 3 mil milhões de kwanzas foram investidos na compra de Títulos do Tesouro através do Portal do Investidor, desde 2018, informou nesta sexta-feira, em Luanda, o técnico do departamento de Mercado da Unidade de Gestão da Dívida Pública do Ministério das Finanças, Hélder Soares.

  • 04/10/2019 16:26:30

    AGT lança selo de identificação de cobradores do IVA

    Luanda - Um selo de identificação das empresas ou contribuintes autorizados a cobrar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), em vigor desde 01 de Outubro, em Angola, está a ser distribuído pela Administração Geral Tributária (AGT), para evitar especulação de preços.

  • 04/10/2019 14:06:53

    IVA: SIC reforça equipa de fiscalização de preços

    Luanda - Efectivos do Serviço de Investigação Criminal vão reforçar as equipas de fiscalização dos preços de produtos, sobretudo os da cesta básica que estão a ser especulados, com o falso argumento segundo o qual há alteração da estrutura de custo, com a entrada em vigor do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).