Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Outubro de 2019 | 14h42 - Actualizado em 18 Outubro de 2019 | 19h03

Nova empresa de distribuição de combustíveis a caminho

Luanda - A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) deu luz verde à Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e à petrolífera Total para criar uma empresa, com vista a actuar no segmento de logística, distribuição e comercialização de derivados do petróleo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sonangol e Total criam empresa de distribuição de combustíveis

Foto: Bráulio Pedro

O processo, que esteve em análise pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC), afecta ao Ministério das Finanças, prevê que a Sonangol e a Total  actuem  também no segmento da energia solar.

“Autoridade  Reguladora  da Concorrência  decide  não  se opor  à operação  da concentração  entre  as empresas Sonangol  e Total,  mediante  a apresentação de  compromissos assumidos pelas  notificantes”, lê-se no documento da ARC a que Angop teve acesso nesta  sexta-feira.

Com a referida operação de concentração, as empresas podem realizar  o investimento  conjunto, através  da constituição de uma sociedade  anónima,  destinada ao  desenvolvimento  das actividades  de logística,  distribuição e comercialização  de produtos  derivados  de hidrocarbonetos líquidos  e gasosos.

Podem  ainda  prestar  outros  serviços  relacionados  ou complementares, assim como a  distribuição de  soluções  para  energia  solar  e  a  realização  de  actividades  no segmento  de soluções  de energia hídrica.

Além deste processo, a ARC avança na nota ter  concluído, com sucesso, nos últimos nove meses, o processo sobre  a aquisição pelo Banco  Económico da participação e controlo exclusivo da seguradora  Tranquilidade, com a saída da Seguradora Unida S.A.

Em análise encontra-se o dossier da aquisição da participação da empresa Rostang no VTB Bank, instituição bancária de direito russo.

Neste caso, com a saída do VTB Bank no VTB Bank África, de  direito angolano, que prevê vender a sua participação na Rostang, decorre o processo de análise para a observação sobre a viabilidade da operação.

Assuntos Petrolíferas  

Leia também
  • 17/10/2019 12:57:40

    Sonangol investiga retenção do navio-sonda

    Luanda - A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) informou hoje, quinta-feira, que está a investigar a veracidade da retenção do navio-sonda "Quenguela", que terá sido retido pelas autoridades da Malásia, por, alegadamente, ancorar sem autorização em águas territoriais daquele país asiático.

  • 23/09/2019 16:33:04

    Mirempt realiza concurso público para Refinaria do Soyo

    Luanda - O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (Mirempt) lançará, a 24 de Outubro próximo, um concurso público internacional de investimento privado, para a construção de uma refinaria de petróleo no município do Soyo, província do Zaire.

  • 20/09/2019 13:54:06

    Programa de regeneração da Sonangol com foco na excelência

    Luanda - A Sonangol quer tornar-se numa empresa de referência no ramo petrolífero em África, com a execução do "Programa de Regeneração", em curso, que comporta projectos para a melhoria do desempenho operacional e do posicionamento estratégico da companhia.