Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Outubro de 2019 | 18h44 - Actualizado em 17 Outubro de 2019 | 18h44

Oitavas Jornadas de estudantes analisam produção agrícola

Sumbe - A importância da utilização de resíduos sólidos para melhoria dos solos na produção de hortaliças nas zonas urbanas é uma das técnicas aconselhadas hoje, quinta-feira, aos profissionais da área, na província do Cuanza Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A fórmula foi transmitida aos estudantes do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPK), na abertura das oitavas Jornadas Científicas que decorrem sob o lema “Pelo bem da Ciência e da Sociedade, Desenvolvamos uma Cultura de Investigação Cientifica”.

Durante o evento, os estudantes vão igualmente avaliar as tecnologias de lavoura e seu efeito no rendimento do feijão.

Entre outros temas a analisar, constam “a eficiência de uso de fertilizantes orgânicos no crescimento e rendimento do alface”, “avaliação da qualidade de água usada para a irrigação nos campos agrícola da cintura verde do Sumbe e sua influência nas propriedades do solo”.

Outras questões merecedoras de avaliação são o processo de incubação de ovos de galinha, desde a selecção até a fase de eclosão na fazenda e o aproveitamento do esterco bovino para produção de energia eléctrica.

Ao fazer a abertura do certame que tem o término previsto para sexta-feira (18), o director para aérea Académica, António Gaspar, referiu que para o desenvolvimento das actividades científicas e académicas a instituição conta com 81 docentes, entre expatriados e nacionais.

O Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPK), existe desde 2008, ministra os cursos de Agronomia, Gestão Agrária, Zootecnia, Enfermagem e Contabilidade e Gestão. Já formou mais de 500 estudantes.

Leia também
  • 11/10/2019 19:21:41

    Clientes da ENDE devem 400 milhões de kwanzas

    Sumbe - Quatrocentos milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada desde 2017 até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na província do Cuanza Sul.

  • 10/10/2019 10:26:53

    Finanças quer respostas rápidas à especulação de preços

    Sumbe - O chefe de Secção de Legislação e Fiscalização da Repartição das Finanças no Wacu Cungo, província do Cuanza Sul, Edson Bento, defendeu, nesta quarta-feira, celeridade no combate à especulação de preços com vista a manter a obrigatoriedade do regime de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) apenas aos agentes registados para tal.

  • 05/10/2019 14:16:20

    Citrinos da Fazenda Cambau chegam ao mercado português

    Libolo - Sete toneladas de limão e tangerina é a quantidade de citrinos que a Fazenda Cambau, situada na província do Cuanza Sul, fornece ao mercado interno e a Portugal, por semana, desde 2018.