Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

23 Outubro de 2019 | 18h47 - Actualizado em 23 Outubro de 2019 | 18h47

Mulheres querem facilidades na concessão de titulos de terra

Moçâmedes - As participantes do fórum provincial da Mulher no Meio Rural/2019 recomendaram hoje maior facilitação no processo de concessão de títulos de terra aos agricultores, para que estes possam desenvolver a actividade sem sobressaltos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As mulheres aconselharam também ao Ministerio da Agricultura e Florestas,  da Acção Social Família e Promoção da Mulher e a administrações municipais, a implementarem politicas credíveis, que visam a criação de associações e cooperativas das mulheres rurais, para que estas possam estar devidamente legalizadas e receber apoios do Estado  e de outros parceiros.

Recomendaram, de igual modo, a continuidade no  apoio de inputs agricolas, abertura de mais furos de água para que a irrigação dos campos agrícolas, a fim de se aumentar a produção, bem como o abeberamento do gado.

A melhoria na humanização dos serviços de saúde à comunidade, a extensão do processo de alfabetização, foram, dentre outros assuntos, recomendados pelas mulheres neste fórum que contou com a presença de 217 participantes, sendo 190 do sexo feminino.

Na ocasião, a vice-governadora do Namibe para a área Económica, Política e Social, Rebeca Cangobe,  frisou que os problemas da mulher rural, enquanto segmento produtivo da comunidade rural, tem merecido uma atenção especial na agenda global da comunidade internacional  e em África, em particular, tal como foi expressa na 23ª terceira sessao ordinaria de chefes de estados e dos governos realizada em Malawi e Guiné Equatorial, em Junho de 2014.

Segundo a governante, aquela sessão ordinária de chefes de estados e dos governos deu origem a que no ano seguinte, 2015, fosse declarado como o " Enponderamento da mulher rumo a agenda 2063 em Àfrica". Sendo este um dos objectivos de desenvolvimento sustentavel da agenda 2030, a igualdade do género, enponderamento das mulheres, objectivos considerados como um dos pilares que apontam para a participação das mulheres na vida socio-económica.

Apelou aos parceiros sociais do Governo, a criarem políticas de incentivo ao  envolvimento da mulher  rural no uso das novas tecnologias, para que o enponderamento as leve aos mesmos patamares de igualdade, no agro-negócio e na cadeia de valores.

Maria Natália Carvalho, directora da Acção Social Família e Promoção da Mulher no Namibe, salientou que o evento tem como objectivo analisar os constrangimentos e oportunidades para o enponderamento das mulheres rurais,  no quadro do processo da diversificação da economia e promoção do capital humano e o associativismo.

A jornada, que decorre de 01 a 31 de Outubro, sob o lema “ Investir na mulher rural é garantir a estabilidade economica das comunidades”, contou com a participação de mulheres dos cinco municipios da provincia do Namibe (Moçâmedes, Virei, Bibala, Kamucuio e Tômbwa).

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 09/10/2019 17:56:23

    Governante apela empresários a investir no sector hoteleiro

    Moçâmedes - O vice-governador do Namibe para área técnica e infraestrutura, José Tchindongo António, apelou na última terça-feira, em Moçâmedes, aos empresários nacionais e estrangeiros a investirem fortemente no sector da hotelaria e turismo na região, com vista a aproveitar as potencialidades turísticas.

  • 30/09/2019 18:45:03

    Apresentado projecto de retenção de águas pluviais

    Moçâmedes - Um projecto para construção de seis barragens de retenção de águas pluviais no município de Moçâmedes, província do Namibe, foi apresentado hoje, segunda-feira, aos membros do Governo Provincial, pelo Instituto Nacional dos Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas.

  • 25/09/2019 19:31:48

    Aberta feira de Telecomunicações e Tecnologias do Namibe

    Moçâmedes - A primeira feira sobre Telecomunicações e Tecnologias do Namibe (NAMITIC), que decorrerá sob o lema " Construindo a Sociedade do Desenvolvimento", foi inaugurada nesta quarta-feira, em Moçâmedes, pelo governador provincial do Namibe, Carlos da Rocha Cruz.