Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Outubro de 2019 | 18h42 - Actualizado em 26 Outubro de 2019 | 18h42

Zaire: Moçambique quer experiência de Angola para relançar sector mineiro

Soyo - A embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, afirmou neste sábado, no Soyo, província do Zaire, que o seu país quer contar com a experiência dos angolanos para relançar a exploração de recursos naturais, com destaque para os hidrocarbonetos, gás natural e o carvão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, no âmbito da visita que os 22 embaixadores dos países africanos acreditados em Angola efectuam desde sexta-feira ao Soyo, no quadro do programa do Ministério do Turismo que visa promover e divulgar os recursos turísticos do país, a diplomata  reforçou que Angola pode também contribuir na formação de técnicos do seu país para servirem esta e outras áreas de economia de Moçambique.
 

Reconheceu que o seu país, banhado pelo oceano atlântico, dispõe de pouca experiência no sector mineiro, ao contrário de Angola que já acumula há muitos anos.
 

Em contrapartida, disse, Moçambique pode ajudar Angola no sector da agricultura, visando contribuir no processo de diversificação da economia do país.
 

Para a embaixadora, o volume de negócios entre Moçambique e Angola regista, nos últimos tempos, um decréscimo (sem avançar cifras), sublinhando que esforços continuam a ser envidados por ambos países para inverter o quadro.

“Está-se a trabalhar para relançarmos a cooperação entre Moçambique e Angola com a criação de condições que permitam que os empresários dos dois Estados possam investir em ambos países para impulsionar as trocas comerciais”, precisou.

Nesta visita de 72 horas, os 22 embaixadores dos países africanos vão desdobrar-se em visitas aos empreendimentos económicos da cidade do Soyo, bem como a locais de interesse cultural, histórico e turístico.  

Leia também
  • 26/10/2019 17:14:54

    Zaire: Experiência de Cabo Verde no turismo pode ser aproveitada por Angola

    Soyo - O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, disse neste sábado, no Soyo, província do Zaire, que o seu país tem uma experiência acumulada no sector do turismo que pode ser aproveitada por Angola para relançar este sector.

  • 25/10/2019 19:32:35

    Novo sistema de água começa a funcionar em Novembro

    Mbanza Kongo - O novo sistema de abastecimento de água para a cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, com capacidade de bombear 525 metros cúbicos/hora começa a funcionar no próximo mês de Novembro deste ano, anunciou nesta sexta-feira, o responsável da Empresa Provincial de Águas e Saneamento (EPAS-EP), António Musito.

  • 25/10/2019 13:38:42

    Concluída electrificação das sedes municipais da província

    Mbanza Kongo - O processo de interligação das seis sedes municipais da província do Zaire à Rede Nacional de Electricidade, iniciado em finais de 2016, foi concluído em Setembro deste ano com a chegada de energia eléctrica à vila fronteiriça do Nóqui, soube hoje Angop.