Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Janeiro de 2020 | 12h42 - Actualizado em 02 Janeiro de 2020 | 18h31

Ravina ameaça cortar circulação na EN - 225

Dundo - A ligação rodoviária entre a província da Lunda Norte e as de Malanje, Cuanza Norte e Luanda pode ser interrompida a qualquer momento, por causa da progressão de uma ravina que já ''engoliu'' parte da Estrada Nacional (EN) 225, no troço Cambawassa/sede do Lóvua.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ravina ameaça cortar circulação na EN- 225

Foto: Crédito: Sonia Ferry

A progressão da ravina, com mais de 10 metros de profundidade, deveu-se à erosão do solo e às fortes chuvas ocorridas nos últimos meses na província.

Na localidade de Salucunda, município do Cuilo, o problema é mais grave: mais de 20 camiões com bens alimentares e combustível encontram-se retidos desde o dia 31 de Dezembro, face a uma degradação de cerca de 26 quilometros da mesma estrada.

A EN 225 é, actualmente, utilizada por automobilistas e, principalmente, camionistas para o transporte de bens alimentares, combustível e passageiros de Luanda para o Leste do país e/ou vice-versa.

Já a Estrada Nacional 230, pelo nível de degradação, propriamente nas regiões do Cuango e Xá-Muteba, deixou de ser utilizada desde 2019.

Na quarta-feira, 1, o governador Ernesto Muangala deslocou-se ao município de Lóvua, para se inteirar da situação e orientou o Gabinete dos Serviços Técnicos e Infra-Estruturas na Lunda Norte para, a partir de sexta-feira, começar os trabalhos de abertura de uma via alternativa, enquanto se aguarda pelo início das obras de estancamento da ravina e da recuperação do troço.

A abertura da via alternativa, segundo o governador, deverá contar com o apoio das empresas mineiras que operam na Lunda Norte.

As obras de reabilitação da Estrada Nacional 225, numa extensão de 504 quilómetros, tiveram início em 2012.

Leia também
  • 30/12/2019 13:28:26

    Estradas melhoram ambiente de negócios

    Luanda - A conclusão das estradas 100, 120, 230 e 321 no país, prevista para 2020, vai ajudar a melhorar o funcionamento do sector económico nacional, através da circulação de bens e serviços, afirmou hoje o secretário de Estado das Obras Públicas, Carlos Alberto dos Santos.

  • 29/12/2019 12:00:27

    Governador quer assistência técnica redobrada aos camponeses

    Dundo - O governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, orientou neste domingo, o gabinete da Agricultura a redobrar a assistência técnica aos camponeses, para o aumento da produção e melhoria das culturas.

  • 17/12/2019 19:04:10

    Ex-militares recebem meios de trabalho

    Dundo - Geradores eléctricos e arcas frigoríficas figuram entre os meios entregues nesta terça-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, a 26 ex-militares para o fomento de pequenos negócios de geração de renda.