Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Janeiro de 2020 | 20h05 - Actualizado em 15 Janeiro de 2020 | 20h04

Antigos combatentes no Uíge terão 15 cooperativas agrícolas

Uíge - Quinze cooperativas agrícolas serão legalizadas no Uíge, até final de 2020, para beneficiar os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na província, no âmbito do programa interno de empoderamento desta classe e aumento da produtividade na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As mesmas serão oficializadas no quadro da iniciativa que arrancou em Agosto de 2019, que esta a transformar as associações agricolas em cooperativas, das quais quatro já formadas receberam do governo tractores e outros equipamentos para apoiar os antigos combatentes.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo governador do Uíge, Pinda Simão, na cerimónia alusiva ao 15 de Janeiro, data do 9º aniversário da festa dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, celebrado sob o lema “De 4 de Fevereiro de 1961, a 11 de Novembro de 1975, antigos combatentes um percurso histórico memorável”.

Segundo o governador, a iniciativa vai continuar para garantir à segurança jurídica dos associados, o acesso às terras aráveis e outros meios e equipamentos agrícolas, bem como créditos para estas futuras cooperativas agricolas, avançou.

Reafirmou ainda a necessidade da resolução dos problemas habitacionais, estando já em curso a reactivação do projecto de construção de residências dirigidas para os antigos combatentes que, numa primeira fase, abrange os municípios do Uíge, Dange-Quitexe, Negage, Bembe, Damba e Maquela do Zombo, para além de outros beneficios.

Para Pinda Simão, “a Nação Angola foi formada por patriotas que deixaram as suas casas e famílias e sacrificaram-se pela liberdade e a paz”, pelo que os seus exemplos devem ser seguidos e transmitidos às novas gerações para servir de incentivos de contribuirem para o desenvolvimento do país e diversificação da economia, sustentou.

Leia também
  • 10/01/2020 16:23:16

    Cooperativa recebe tractores para aumentar produção

    Sumbe - A cooperativa "Agostinho Neto", situada no município da Quilenda, província do Cuanza Sul, recebeu hoje (sexta-feira) do Governo três tractores e suas respectivas alfaias, para o aumento da extensão das áreas de cultivo e da produção agrícola de cereais e tubérculos.

  • 08/01/2020 08:57:05

    Cooperativa de ex-militares recebe tractores agrícolas

    Uíge - Três tractores com as respectivas alfaias foram entregues terça-feira à cooperativa agrícola de ex-militares da aldeia do Pique, município do Uíge, numa iniciativa do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-militares (IRSEM).

  • 06/01/2020 20:17:27

    Aposta na produção nacional reduz importação

    Luanda - A aposta na produção nacional, através de iniciativas agro-industriais, vai ajudar a reduzir a importação de vários produtos ao país, declarou hoje, segunda-feira, o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis.