Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Janeiro de 2020 | 02h46 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 02h46

Aumento das receitas diamantíferas, destaque da semana

Luanda - O anúncio segundo o qual a receita bruta do sector diamantífero angolano atingiu, durante o ano de 2019, mil milhões, 263 milhões, 141 mil e 553 de dólares americanos, constitui o destaque da semana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No âmbito da produção, o referido montante representa um aumento de 10%, resultando numa receita adicional de USD 34,7 milhões em relação ao ano de 2018.

Ainda no sector dos diamantes, o presidente de conselho da empresa de diamantes de Angola (Endiama), Ganga Júnior, anunciou a privatização do Hotel Diamante de Luanda e a empresa Enditrade para este ano.

A Endiama detém 70 por cento das acções no Hotel Diamante e 50 na Enditrade – parte logística do subsector mineiro.  

A concessão petrolífera do Bloco 28 à Eni (como operadora, com 60%), pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), marcou, nos últimos sete dias, o noticiário económico nacional.

Durante o noticiário económico, destaque igualmente para o início da cobrança da Taxa de Circulação referente ao ano 2019 pela Administração Geral Tributária (AGT), um exercício que prevê arrecadar AKz 4 mil milhões, 887 milhões e 250 mil.

Para Taxa de Circulação 2019, Administração Geral Tributária (AGT) produziu 780 mil selos, para todo tipo de veículos, segundo adirectora da direcção de Cadastro e Arrecadação, Nara Júnior.

Foi igualmente destaque, o empossamento no cargo de presidente da Administração Geral Tributária (AGT), Claúdio Paulino dos Santos, pela Ministra das Finanças, Vera Daves.

O anúncio da cobrança do Imposto Predial Urbano (IPU) de 2020 pela Administração Geral Tributária (AGT), aos moradores das centralidades do Estado, em regime de compra resolúvel, constitui igualmente manchete da semana  

O noticiário económico ficou igualmente marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre a Angola Cables (Ancables), multinacional de telecomunicações, e a Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), com vista à melhoria das oportunidades digitais de negócios entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Brasil.

Assuntos Economia  

Leia também
  • 17/01/2020 16:57:12

    Inadec regista mais de 100 infracções em 2019

    Luena - Cento e 11 infracções de natureza económica foram registadas, de Janeiro a Dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), mais 49 comparativamente ao igual período anterior, informou hoje, no Luena, o chefe dos serviços da instituição, Jacob Cachipa.

  • 17/01/2020 11:03:51

    Nigerianos com interesse em investir em Angola

    Luanda - Uma missão de empresários nigerianos manifestou, em Joanesburgo, África do Sul, o interesse de investir em Angola, nos vários ramos da actividade económica.

  • 16/01/2020 06:00:57

    CNEF e Inadec assinam acordo de cooperação

    Luanda - O Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF) e o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) assinaram um protocolo de cooperação para a protecção e defesa dos consumidores de produtos e serviços financeiros.