Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Janeiro de 2020 | 18h23 - Actualizado em 16 Janeiro de 2020 | 10h41

Ministra das Finanças pede engajamento ao novo PCA da AGT

Luanda - A ministra das Finanças, Vera Daves, empossou hoje, em Luanda, Cláudio Paulino dos Santos, no cargo de presidente da Administração Geral Tributária (AGT), a quem pediu engajamento em relação às metas do Executivo em matéria de arrecadação de receitas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra das Finanças, Vera Daves

Foto: Cedida

Na cerimónia de tomada de posse de Cláudio Paulino dos Santos, que substitui Sílvio Franco Burity, cujo mandato cessou a 14 deste mês, a governante pediu ao novo presidente e ao seu elenco para não perderem de vista o poder de diálogo constante com os contribuintes.

“O alargamento da base tributária passa pelo aumento do número de contribuintes efectivos, pelo aumento da rede dos nossos serviços, pelas melhorias no apetrechamento das repartições fiscais e estâncias aduaneiras em equipamentos tecnológicos e sistemas informáticos funcionais, bem como pela imagem das nossas infra-estruturas e da qualidade do atendimento ao público”, afirmou.

Para Vera Daves, é importante que a AGT tenha um número mais expressivo de contribuintes e possa conter os níveis de evasão fiscal, mediante maior eficiência de todo o sistema tributário.

Mais do que palavras, a modernização é um caminho incontornável, como ficou agora evidente durante a implementação do IVA, que deve servir para grandes lições.

Vera Daves mostrou-se expectante em relação à actuação do novo conselho de administração, ao augurar uma AGT mais dialogante com os contribuintes, fazendo do poder sancionatório das multas e outras penalizações apenas como o último recurso.

Além do novo PCA, foram nomeados e empossados para administradores Santos Augusto Mussamo e Mónica Ferreira Carneiro.

Nesta conformidade, foram exonerados Sílvio Franco Burity, então PCA, e os administradores Inalda Marcela Kwayela de Oliveira Manjenje Furtado da Conceição e Hélder João Beji, nomeados em 2017.

Conferiu, igualmente, posse à delegada provincial de Finanças do Uíge, Eufrásia Juliana Miguel de Sousa, e ao Chefe de Departamento de Administração e Finanças da Delegação Provincial de Finanças de Luanda, Tomás Éder Miguel de Sousa.

Perfil do novo PCA da AGT

Cláudio Paulino dos Santos é mestre em Direito Empresarial pela Universidade Lusíada de Portugal e quadro da AGT, donde foi director dos Grandes Contribuintes.

Até à  nomeação, desempenhava a função de director do Gabinete de Organização e Métodos do Ministério das Finanças.


 

Assuntos Finanças  

Leia também
  • 13/01/2020 17:16:10

    IPU abrange "compra por renda resolúvel"

    Luanda - A Administração Geral Tributária (AGT) clarificou hoje, em Luanda, que os moradores das centralidades do Estado, em regime de compra resolúvel, devem pagar Imposto Predial Urbano (IPU), pelo usufruto do imóvel.

  • 08/01/2020 15:46:58

    Vera Daves aposta na consolidação das finanças públicas

    Luanda - A ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou hoje, em Luanda, que vai manter a sua aposta na consolidação das finanças públicas, através da correcta tributação e da gestão das despesas.

  • 07/01/2020 16:28:19

    Primeira prestação do IPU já em cobrança

    Luanda - A Administração Geral Tributária (AGT) iniciou na última quarta-feira (01) a cobrança da primeira prestação do Imposto Predial Urbano (IPU) de 2020, cujo processo vai até dia 31 deste mês.