Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Janeiro de 2020 | 18h54 - Actualizado em 21 Janeiro de 2020 | 18h54

Defendida maior articulação das agências da ONU com UA

Roma - A representante de Angola junto das Agências das Nações em Roma, Maria de Fátima Jardim, advogou segunda-feira, a necessidade de uma melhor articulação entre o Grupo dos Embaixadores Africanos na capital italiana com a agenda da União Africana (UA) em Addis Abeba, capital da Etiópia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A diplomata angolana manifestou esta posição, na sede da FAO, em Roma, durante a cerimónia que elegeu o novo presidente do Grupo Regional Africano (GRA), o embaixador da República Árabe do Egipto, Hesham Badr, que substituiu no cargo o representante da Nigéria, Yaya Olaitan Olaniran.

Na sua intervenção, a embaixadora realçou as excelentes relações mantidas com o presidente cessante do GRA e felicitou o seu sucessor, a quem manifestou igualmente o apoio de Angola no exercício destas funções.

Hesham Badr foi anteriormente Presidente do Grupo 77 + China (2018) e presidente do Conselho Executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM) em 2019.

A vice-presidência será assumida pelo Sudão do Sul.

Os embaixadores presentes enfatizaram a necessidade de se reforçar o trabalho do GRA por áreas temáticas, com vista a melhorar a participação nos comités técnicos das agências e contribuir para o alcance das metas consignadas na Agenda Mundial 2030 e da Agenda Africana 2063.

O GRA tem por objectivo promover os interesses comuns dos Estados africanos junto das três agências da ONU em Roma (FAO, FIDA e PAM) e fortalecer a cooperação entre os países da região, visando o desenvolvimento económico, científico, tecnológico, social e cultural de África.

 

Assuntos União Africana  

Leia também
  • 28/08/2019 08:29:32

    Japão investe USD 20 mil milhões em África

    Yokohama (dos enviados especiais) - O investimento privado japonês no continente africano atingiu, nos últimos três anos, os 20 mil milhões de dólares norte-americanos (USD), anunciou, nesta quarta-feira, o primeiro-ministro nipônico, Shinzu Abe.

  • 07/07/2019 16:15:51

    Níger: União Africana lança Zona de Comércio Livre

    Niamey (Do Enviado Especial) - A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) foi lançada hoje, domingo, em Niamey, capital nigerina, na abertura da 12.ª Cimeira Extraordinária da União Africana (UA), considerada histórica pelo Chefe de Estado do Níger, Mahamadou Issoufou.

  • 09/06/2019 16:59:55

    Zona de comércio livre africana fomenta trocas comerciais

    Luanda - A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) constituiu-se num instrumento fundamental para o aumento das trocas inter-comerciais africanas, com vista ao crescimento do continente, considerou hoje, domingo, o ministro do comércio, Joffre Van-Duném Júnior.