Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Janeiro de 2020 | 17h06 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 17h05

Apreendidos mais de AKz 20 milhões na fronteira de Tchicolondo

Dundo - Vinte e três milhões, 575 mil kwanzas e 145 mil, 650 dólares americanos, foram apreendidos em 2019, no posto fronteiriço do Tchicolondo, entre a Angola e República Democrática do Congo (RDC), por transgressão cambial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Notas de 5000 mil Kwanzas

Foto: Divulgação

Foram igualmente apreendidos 175 mil francos congoleses, pelas mesmas razões e na referida fronteira.

Em 2018, segundo o director da delegação aduaneira do Dundo, da sétima região da Administração Geral Tributária, que compreende as provinciais da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, Camilo Savita, foram apreendidas apenas oito milhões de kwanzas.

Ainda em 2019, foram registados 18 casos de contrabando de combustível, tendo sido apreendidos 11 mil, 645 litros de combustível, contra os  quatro mil litros, em oito casos, em 2018.

Em relação às receitas arrecadadas, fruto das trocas comerciais nas fronteiras, o responsável informou que em 2019, foram arrecadados mais de 400 milhões de kwanzas, ultrapassando a previsão (211 milhões kwanzas).

Os produtos mais exportados para a República RDC são o açúcar de cana, farinha de trigo, cimento, chapas de zinco, varões, roupas usadas, farinha de milho, detergente em pó, sabão em barra, massa alimentar, peixe congelado (sardinha), sal iodizado, água mineral, óleo de soja e utensílio de plástico.

O  óleo de palma, a fubda de mandioca, fúmbua e amendoim (ginguba), são os mais importados.

A Lunda Norte conta com 23 postos instalados, dos quais sete dão acesso as províncias de Kassai Central, Lualaba, Kuango e Kananga (RDC).

A província partilha 770 quilómetros de fronteira com a RDC, dos quais 550 terrestre e 220  fluvial.

 
 

Leia também
  • 26/01/2020 17:13:40

    Exploração artesanal causou prejuízos ao país - Endiama

    Dundo - A exploração artesanal de diamantes em Angola promoveu tráficos ilícitos da pedra, migração ilegal, fuga ao fisco e burlas, afirmou (sábado) no Dundo, o Presidente do Conselho de Administração da Endiama EP, Ganga Júnior.

  • 26/01/2020 11:36:08

    ENDIAMA responsabiliza empresas incumpridoras

    Dundo - As empresas de exploração diamantífera que continuarem a não pagar impostos ao Estado, serão responsabilizadas administrativa e criminalmente, alertou (sábado) no Dundo, Lunda Norte, o Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior.

  • 22/01/2020 18:04:26

    População do Lucapa beneficia de água potável

    Lucapa - A população da sede do município de Lucapa, começa no primeiro trimestre deste ano, a beneficiar de água potável, com a entrada em funcionamento do sistema de captação e distribuição de água, com capacidade de armazenamento de 600 metros cúbicos/hora.