Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Janeiro de 2020 | 09h04 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 09h04

Projecto Caximel prevê produzir 400 colmeias móveis

Caxito - Mais de 400 colmeias móveis serão produzidas até o final desde ano, no município do Dande, província do Bengo, no âmbito do projecto Caximel, em curso na região já há um ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O projecto, único  no país,  é de  iniciativa  privada e  já instalou no ano transacto 78 colmeias  móveis.

As  colmeias feitas de madeira, do tipo “reversível”, têm 43 centímetros de cumprimento e largura, 25,5 centímetros de altura, uma capacidade para albergar 120 mil abelhas e de produzir 15 mil litros de mel.

O projecto  está localizado na zona do Sassa-Pedreira e abrange também as áreas dos Paranhos e Lifune.

Neste  momento,  algumas  colmeias  já estão a ser comercializadas  ao preço de 24 a 39 mil kwanzas,  para colmeia completa (com abelhas) e não completa (sem abelhas), informou à Angop, o responsável do projecto, Benedito de Oliveira.

Para o êxito da iniciativa, solicitou o apoio do Ministério da Agricultura no domínio da  formação  e de aquisição de instrumentos  de trabalho.

O projecto, que  gerou  apenas quatro postos de trabalho, tem perspectiva de  aumentar  o número à medida que  forem formados mais jovens na área de apicultura.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 13/01/2020 17:25:31

    Inadec incinera peixe em mau estado de conservação

    Caxito - O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), no Bengo, incinerou hoje (segunda-feira) 266 caixas de peixe em mau estado de conservação, apreendidas em estabelecimentos comerciais, na localidade do Sassa Cária, no município do Dande.

  • 10/01/2020 16:12:48

    Inadec regista aumento de número de infracções

    Caxito - Estabelecimentos comerciais, oficinas auto e colégios são as instituições que mais reclamações tiveram por parte dos consumidores, na província do Bengo, em 2019, num total de treze, informou hoje, em Caxito, o director do Instituto Nacional da Defesa do Consumidor (Inadec), Domingos Felgueiras.

  • 06/01/2020 17:01:37

    Cooperativas agrícolas de ex-militares ganham tractores

    Caxito - Duas cooperativas agrícolas de ex-militares nas localidades dos Paranhos e do Bucula, no município do Dande, província do Bengo, receberam hoje, segunda-feira, dois tractores e respectivas alfaias para fomentar a actividade laboral.