Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Fevereiro de 2020 | 14h06 - Actualizado em 16 Fevereiro de 2020 | 14h04

Chuvas inundam campos agrícolas na Ganda

Ganda - As fortes chuvas que se abatem sobre o município da Ganda, na província de Benguela, provocaram já a inundação de mil e 466 hectares de campos agrícolas, com prejuízos significantes sobre as plantações de milho e de feijão, soube hoje, domingo, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Chuvas arrasam produção agrícola (arquivo)

Foto: Angop /Huambo

Segundo o director municipal da Estação de Desenvolvimento Agrário, Fernando Pik, com as enxurradas, rios e riachos da região transbordaram e estão também comprometidas pequenas culturas de batata-doce, rena, mandioca e massambala, sobretudo das populações ribeirinhas.

O responsável informou que duas mil e 37 famílias camponesas das comunas da Chikuma, Casseque e Ebanga, além da sede municipal, encontram-se afectadas, com prejuízos que rondam as 1.173 toneladas dos referidos produtos.  

Por isso, defendeu a necessidade do reforço da distribuição de sementes de feijão, soja e adubos para apoiar as famílias camponesas afectadas e acautelar a segunda época agrícola, que começa ainda no corrente mês.

Desde o reinício das chuvas, em Outubro de 2019, as quedas pluviométricas atingiram cerca de 800 milímetros na região, o que não ocorria há muitos anos, afirmou.

Fernando Pik adiantou que estão a aconselhar os camponeses a desenvolver a produção de batata-doce, rena e mandioca fora das áreas ribeirinhas.

Entretanto, o sector da Agricultura planificou para a presente campanha agrícola, 2019/2020, no município da Ganda, a preparação de 47 mil e 97 hectares de terras para cultivo de cereais.

Estão envolvidos no processo, 47 mil e 97 famílias camponesas que esperavam obter uma safra de 40 mil e 63 toneladas.

Leia também
  • 11/02/2020 18:40:05

    Comuna do Egipto Praia conta com Centro de Apoio à Pesca Artesanal

    Lobito - Dois milhões, quatrocentos e oitenta mil dólares norte americanos é o valor gasto pelo estado na construção e apetrechamento do Centro de Apoio à Pesca Artesanal do Egipto Praia, no município do Lobito (Benguela), inaugurado hoje, terça-feira, pela ministra das Pescas e Mar, Maria Antonieta Baptista.

  • 11/02/2020 13:49:51

    Electrificação da Cidade do Sal custa acima de usd três milhões

    Benguela - A electrificação da Cidade do Sal, localizada na comuna de Chamume, município da Baía Farta, está estimada em usd três milhões e 750 mil, anunciou fonte da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

  • 10/02/2020 19:21:19

    Chamume ganha pescaria com capacidade de captura de 140 toneladas/dia

    Benguela - Uma pescaria, denominada "Victória Oriental", com capacidade de captura e processamento de 140 toneladas de pescado/dia, foi inaugurada esta segunda-feira, na comuna do Chamume, município da Baía-Farta, província de Benguela, pela ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista.