Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Fevereiro de 2020 | 16h52 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2020 | 17h11

Lubango conta com mais 21 autocarros para transporte urbano

Lubango - O município do Lubango, capital da Huíla, passa a contar com 21 autocarros novos para o serviço de transporte urbano de passageiros, entregues hoje, sexta-feira, pelo governo provincial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Huíla: Autocarros distribuídos

Foto: Amélia Oliveira

Dos 21 autocarros, 14 já estavam em fase de funcionamento experimental desde Outubro de 2019 e os restantes entram em circulação pela primeira vez.

Os autocarros entregues a três operadoras vão circular em cinco rotas definidas, nomeadamente Arco-Íris/Mutundo, Arco-Íris/Tchioco, Arco-Íris/Centralidade da Quilemba, Arco-Íres/ Mercado informal do Rio Nangombe e Tchioco/Mutundo.

Ao falar na cerimónia de entrega, a directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Gracinda Gonçalves, afirmou que os quatro meses experimentais serviram para avaliar a questão da sustentabilidade do projecto e viabilizar as rotas definidas.

Explicou tratar-se da primeira afectação do projecto e acreditam que existirá outras, pois 21 autocarros não são suficientes para suprir as necessidades dos utentes, pelo que seriam necessários pelo menos de 52 unidades para melhorar a mobilidade urbana de passageiros.

Disse que implementação do projecto, “Transporte urbano regular de passageiros” começa com o Lubango e posteriormente seguem faseadamente os municípios com maior densidade o populacional, como Matala e Chibia.

"Para cada passageiro, a taxa é de cem Kwanzas e posteriormente vai ser implementado um preço com as subvenções e a bilheteira electrónica. Temos a intenção de integrar 14 autocarros que tivemos na afectação de 2018 no sistema de controlo e definir rotas para que também apoie aquelas rotas onde existe dificuldade de transporte público, como a Centralidade da Quilemba", referiu.

Em relação as paragens, a gestora avançou tratar-se ser um processo a se concretizar paulatinamente, sendo que no momento, as paragens foram definidas e estão a fazer alguns pontos para sinalizá-las e as  pessoas poderem aceder aos autocarros sem constrangimentos.

Por sua vez o proprietário da operadora Orcalves, Orlando Alves destacou que a experiência é positiva, uma vez que os meios vão facilitar a mobilidade no município, pois embora exista alguns passageiros que no período nocturno, em estado de embriagues, fazem confusão, mas auguram por mais transportes do género.

Já o director-geral da Paufil, Lda, Paulo Domingos referiu ser um desafio, na qual estão preparados para dar uma resposta positiva em função da confiança que o governo central depositou aos mesmos.

As chaves foram entregues pelo governador, Luís Nunes, que após o acto realizou um passeio curto de automóvel no centro da cidade, em um dos transportes, acompanhado pela vice-governadora, Maria João Chipalavela, directores de gabinetes provinciais, chefes de departamento, jornalistas, entre outros.

No âmbito do programa de aquisição e distribuição de autocarros, do Ministério dos Transportes em 2017 foi feita uma afetação à província da Huíla com 35 autocarros, sendo 17 do tipo urbano.

A primeira entrega ocorreu em 2009, com 70 autocarros "Blue Bird", de origem americana, das oito operadoras beneficiadas, só duas estão na via.

Leia também
  • 14/02/2020 16:59:58

    Laboratório tem disponíveis mais de 200 mil doses de vacina para aves

    Lubango - O laboratório regional de veterinária da Huíla tem disponíveis em stock para a venda mais de 200 mil doses de vacina de "newcatle", produzida localmente desde 2012 e destinada a combater doenças em aves.

  • 13/02/2020 12:46:01

    Clientes devem 38 milhões de Kwanzas à EPAS

    Lubango - Clientes do sector público e privado devem, desde 2015, pelo menos 38 milhões de kwanzas à Empresa Provincial de Águas e Saneamento (EPAS) da Huíla.

  • 12/02/2020 19:15:20

    Alteração das leis do Mintur dinamizam sector

    Lubango - A alteração das leis que regulam o sector turístico do país, documentos que estão a ser objecto de consulta pública, vai dar maior dinamismo à actividade no seu todo, considerou nesta quarta-feira, na cidade, do Lubango, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, na Huíla Osvaldo Lunda.