Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Fevereiro de 2020 | 16h35 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2020 | 16h35

Angola avança para digitalização da televisão terrestre

Luanda - Angola deu hoje um passo decisivo para digitalização da televisão terrestre, com o lançamento os Serviços Integrados de Transmissão Digital - Terrestre (ISDB-T), projecto-piloto que abrangeu as províncias de Luanda, Cabinda e Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada

Foto: Clemente dos Santos

O projecto, cujo lançamento contou com as presenças dos ministros da Comunicação Social e o das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, respectivamente, Nuno Caldas Albino e José Carvalho da Rocha, e do embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada, conta com na parceria do Governo japonês.

O projecto de migração da televisão do sistema analógico para o digital será concluído num período de cinco a oito anos.

Na cerimónia, o ministro da Comunicação Social, Nuno Albino, sublinhou que Angola deu hoje um passo importante, porque a partir de agora a província de Luanda (experiência piloto) já conta com o sinal de Serviços Integrados de Transmissão Digital – Terrestre (ISDB-T), ou seja o país migra do sistema analógico para o digital.

Com essa migração, há agora melhor qualidade de imagem em alta definição e sobretudo a abertura de novas possibilidades de plataformas, com os melhores canais, bem como a expansão dos conteúdos em smatphones, tabletes entre outros dispositivos com resolução em HD.

O projecto vai proporcionar ainda o micro negócio em telecomunicações e congregar o cidadão para desenvolver negócios no domínio das comunicações e telecomunicações.

 “Nós lançamos esta experiência piloto com custos muito baixos, com a aquisição de um emissor e a instalação do mesmo. Findo este processo inicia outra fase, com a linha de financiamento do Japão para a implantação de todo sistema de rede digital no país e em oito ano o país estará totalmente digitalizado”, explicou.

Por seu turno, o embaixador do Japão em Angola, Hironori Sawada, disse que o sistema televisão digital, além proporcionar melhorias nos meios de comunicação social, vai também beneficiar as telecomunicações, saúde, educação e outros.

Lembrou que o seu país já presta apoio técnico há cerca de 20 países no mundo.

Em relação Angola, cujo projecto-piloto iniciou em 2019, prometeu total apoio até que o mesmo seja concluído.


 

Leia também
  • 18/02/2020 15:47:32

    Televisão digital impulsiona economia - ministro

    Luanda - O ministro da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, afirmou nesta terça-feira que a substituição da televisão analógica pelo Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre vai impulsionar a economia e "revolucionar" o sistema de transmissão de televisão e áudio.

  • 17/02/2020 17:34:34

    Angola Cables apresenta solução tecnológica para alojamento de dados

    Luanda - A multinacional angolana Angola Cables e a Select Services apresentam, na próxima quarta-feira, em Luanda, um conjunto de serviços que vêm responder às necessidades das empresas e outras organizações de alojamento dos seus conteúdos, serviços e sistemas em Angola.

  • 13/02/2020 12:53:27

    Suécia fornece tecnologia para acelerar crescimento económico

    Luanda - A embaixadora do Reino da Suécia em Angola, Ewa Polano, prometeu hoje, em Luanda, que o seu país vai apoiar Angola a acelerar o crescimento económico, com o fornecimento de tecnologias para os sectores da educação, finanças e transporte, assim como no combate a corrupção.