Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Fevereiro de 2020 | 01h23 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 01h22

Embaixadores europeus querem mais investimento no Moxico

Luena - Os embaixadores de sete países Europeus manifestaram terça-feira, no Luena, o desejo de ajudar no desenvolvimento socioeconómico da província do Moxico, principalmente, nos sectores da agricultura, minas, educação e comércio.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Embaixador da União Europeia, Tomás Ulicny

Foto: David Dias

Moxico: Embaxadores da União Europeia reunem com empresários

Foto: David Dias

Trata-se de embaixadores da Holanda, Suécia, Polónia, Roménia, Bélgica, Espanha e Portugal, acreditados em Angola que mostraram este desejo durante o encontro mantido com os empresários da Câmara de Comércio de Angola no Moxico.

Ao falar no encontro, a embaixadora da Suécia, Ewa Polano, disse que pretende conhecer na realidade e as potencialidades da província no sector madeireiro, para poder incentivar empresários do seu país a investir no Moxico.

Disse prever igualmente pesquisar para possíveis investimentos, às áreas de telecomunicação, empreendedorismo e energia solar.

Enquanto isso, o embaixador da Holanda, Anne Van Leeuwen, quer também conhecer, o potencial mineiro, para chamar empresários do seu país, com intuito de se associar aos locais e investir nesta área.

Afirmou que a política de integração, em curso no país, vai permitir os empresários da Holanda em investir em Angola, quer no sector mineiro, energético, agricultura, entre outros.

Já o Consultor da embaixada de Portugal, Ricardo Victória, mencionou os sectores da educação, energia e agricultura, como os preferidos para a intervenção dos empreendedores do seu país.

O Presidente local da Associação dos Madeireiros, Frederico Salvador Paulino, ao apresentar a riqueza e as espécies de madeira existentes na região, disse ser uma “mais-valia” para o desenvolvimento da província, a parceria almejada pelos visitantes.

Augurou que doravante os países interessados a ajudar esta província participem na formação técnica dos empresários locais, bem como contribuam no fornecimento de equipamentos necessários.

Na ocasião, o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, saudou a iniciativa dos embaixadores dos países europeus que visa contribuir no desenvolvimento multifacético desta província.

Ao manifestar o desejo de ver tal cooperação a funcionar a médio prazo, reconheceu que a acção permitiria empregar os jovens locais, com vista a melhorar as suas condições de vida.

A comitiva integrada por 14 diplomatas, entre embaixadores e alto funcionários é chefiada pelo embaixador da União Europeia em Angola, Tomás Ulicny.

Durante a sua estadia no Moxico, a delegação irá visitar os projectos financiados pelos países da UE, implementados na localidade de Sacassange e na comuna do Lucusse, 15 e 133 quilómetros a sul da cidade do Luena, respectivamente.

A base do Grupo Consultor de Minas (MAG), campo de desminagem de Canaje, o Centro de Acção Social Integrada (CASI) e o projecto “Cidadela Jovens de Sucesso”, são entre outras áreas a serem visitadas.

Antes de regressar a capital do país, na próxima quinta – feira, 20, os embaixadores participarão num acto de plantação de árvores na escola secundária do bairro “04 de Fevereiro”, arredores da cidade do Luena.

Leia também
  • 18/02/2020 19:45:27

    Cidadela Jovem de Sucesso produz mil ovos/dia

    Malanje - Mil ovos são produzidos diariamente pelo projecto Escola Rural de Capacitação e Ofícios denominada "Cidadela Jovem de Sucesso", no município de Mucari, província de Malanje, informou hoje, terça-feira, à Angop, o director da instituição, Nelson Kilola.

  • 18/02/2020 17:58:33

    Balcão do BPC terá rede center auxiliada por quatro ATM

    Luena - O balcão "Saydi Mingas" do Banco de Poupança e Crédito (BPC), na cidade do Luena, vai contar neste mês de Fevereiro, com uma rede center auxiliada por quatro multicaixas (ATM), para corresponder a demanda de clientes que se faz sentir na região.

  • 18/02/2020 16:31:19

    Diamantes rendem USD 1,3 mil milhões em 2019

    Luanda - A produção de diamantes no país facturou 1,3 mil milhões de dólares norte-americanos, em 2019, com a venda 9,4 milhões de quilates.