Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Fevereiro de 2020 | 18h58 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2020 | 18h58

Governo inicia plano de "salvação de estradas degradadas"

Luanda - Vinte empresas empreiteiras e 11 fiscalizadoras vencedoras, em 2019, do Concurso Público para intervencionar os 27 troços de estradas nacionais em estado avançado de degradação, assinaram hoje o acordo de consignação para o arranque do Plano de Salvação de Estradas (PSE) em todo país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bia:Estrada Nacional N25 (arq)

Foto: Jilmar Chitondua

Cunene: Asfartagem do troço da estrada 372 Ondjiva/Cuamato (arq)

Foto: JOSÉ CACHIVA

O Executivo aprovou, em 2019, USD 175 milhões para a execução do Plano de Salvação de Estradas, que visa recuperar cerca de 370 quilómetros de estradas em mau estado conservação nas 18 províncias do país.

Concorreram neste Concurso Público 55 empresas nacionais e estrangeiras, que  apresentaram 447 propostas para a execução das empreitadas e outras 36 com 255 propostas para a realização de fiscalização.

Na cerimónia, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, explicou que o prazo para a execução destas obras é de seis meses, sendo que as empresas já receberam um adiantamento na ordem de 15% do valor global de cada empreitada.

Constam destas obras, a manutenção e conservação de 174,3 quilómetros de estradas nas províncias de Luanda e Bengo. No troço de Cacuaco/Bengo, a intervenção vão decorrer nas vias do Kifangondo, Caxito, Úcua, e a reabilitação da ponte sob o rio Dande.

Serão feitos trabalhos de reabilitação, manutenção e conservação da ponte sob o rio Dande/Uíge/Negage, entre outros trabalhos de reabilitação e manutenção a serem feitos nas 18 províncias do país. 

O governante justificou que a iniciativa visa acabar com os constrangimentos que os utentes encontram na utilização das diferentes redes viárias do país.

Por outro lado, apelou às empresas empreiteiras maior responsabilidade no cumprimento do compromisso assumido e que façam um trabalho de qualidade.

o Programa de Salvação de Estradas é uma acção que permitirá a recuperação dos troços de estradas em estado de degradação acentuada e que necessitam de intervenção imediata.

A sua concepção foi definida tendo em conta o estado de ruína dos pavimentos em determinados troços de estradas cuja a sua intervenção se consubstancia em reabilitar, conservação e manutenção de estradas.


 


 

Assuntos Estradas  

Leia também
  • 11/02/2020 18:52:08

    INEA nega existência de concurso público para preenchimento de vagas

    Cuito - O Instituto Nacional de Estrada de Angola (INEA) no Bié considerou nesta terça-feira serem falsas as informações veiculadas, nos últimos dias, nas redes sociais e por alguns órgãos de comunicação social, segundo as quais a instituição vai realizar um concurso público para preenchimento de mais de 200 vagas.

  • 10/02/2020 17:44:15

    Cuando Cubango reabilita mais de 2 mil km de estradas

    Menongue - Dois mil e 300 quilómetros de estradas começam a ser reabilitados, a partir deste ano, na província do Cuando Cubango, para facilitar o transporte de pessoas e mercadorias, anunciou o governador local, Júlio Bessa.

  • 02/01/2020 12:42:06

    Ravina ameaça cortar circulação na EN - 225

    Dundo - A ligação rodoviária entre a província da Lunda Norte e as de Malanje, Cuanza Norte e Luanda pode ser interrompida a qualquer momento, por causa da progressão de uma ravina que já ''engoliu'' parte da Estrada Nacional (EN) 225, no troço Cambawassa/sede do Lóvua.