Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

19 Fevereiro de 2020 | 14h04 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 19h19

Novos automotores ferroviários aumentam transporte de passageiros

Lobito - O movimento de passageiros ferroviários entre Benguela e Lobito poderá aumentar para mais de 400 mil/mês, face aos actuais 80 mil, com entrada em circulação, em Junho próximo, de duas novas composições automotores ligeiras nessa rota interurbana de 30 quilómetros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Benguela: Interior das Futuras composições automotores

Foto: Cedida

Benguela: Futuras composições ferroviárias automotores

Foto: Cedida

A informação foi avançada esta quarta-feira à imprensa, no Lobito, pelo director-geral do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA), Ottoniel Manuel, no final da visita de constatação do secretário de Estado dos Transportes, Guido Valdemar Cristóvão.

Trata-se do DMU (Unidades Múltiplas Diesel), veículos ferroviários que podem transportar até 700 passageiros/dia, uma capacidade que, segundo Ottoniel Manuel, responde ao aumento da procura dos comboios na ligação ferroviária entre as cidades de Benguela e do Lobito.

Acredita que, com a chegada das duas composições automores (DMU), prevista para Junho, a empresa do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) poderá então quintuplicar o tráfego de passageiros nessa ligação. Ou seja, um aumento de 456 mil pessoas transportadas mensalmente.

O responsável do INCFA explicou que as duas composições, de quatro veículos, cada, que a província de Benguela irá receber no referido período, são os equipamentos específicos para o transporte de passageiros pela via ferroviária em melhores condições de comodidade.

Com efeito, as primeiras quatro composições DMU, adquiridas pelo Executivo, no âmbito do projecto da Rede Ferroviária Ligeira, devem chegar ao País dentro de 20 dias, devendo servir o transporte ferroviário interurbano de Luanda. Depois, o serviço vai ser gradualmente estendido às restantes províncias com sistema ferroviário.   

Entretanto, o presidente do Conselho de Administração da empresa do Caminho de Ferro de Benguela, Luís Teixeira, mostrou-se indisponível a falar aos jornalistas sobre o impacto que as futuras composições irão trazer.

No Lobito, onde permaneceu pouco mais de duas duras horas, o secretário de Estado dos Transportes visitou o terminal ferroviário destinado a embarque e desembarque de passageiros na localidade, a área de controlo comando operacional e as oficinas de locomotivas e vagões, que carecem de investimentos para melhorar a assistência técnica à frota de material circulante do CFB.

Seguidamente, o governante partiu por estrada para a província da Huíla que, à semelhança de Luanda, Huambo e Benguela, também será contemplada com duas composições automotores, o que vai permitir aumentar a capacidade de transporte nas rotas interurbanas naquela região.

Fabricadas por empresas alemãs e chinesas, as novas composições automotores ligeiras têm 84 metros de comprimento e 1,3 metros de largura. Podem transportar no máximo 700 passageiros por dia, a uma velocidade de 80 quilómetros/hora

Leia também
  • 20/02/2020 15:56:54

    Dezoito locomotivas do CFB fora de circulação

    Lobito - Dezoito locomotivas dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) encontram-se paradas, na sua maioria em manutenção, nas oficinas dessa empresa de transporte ferroviário no Lobito, em Benguela, apurou a Angop.

  • 19/02/2020 23:05:55

    Operadores querem clarificação das competências no sector turístico

    Benguela - Operadores dos sectores hoteleiro e turístico da província de Benguela defenderam hoje (quarta-feira), nesta cidade, a necessidade de clarificação sobre as competências na cedência de licenças de ocupação de espaços para as respectivas actividades.

  • 18/02/2020 18:16:06

    CFB aumenta número de comboios entre Lobito e Luau

    Huambo - O Caminho de Ferro de Benguela vai aumentar a partir desta quarta-feira (19) a frequência de comboios dos actuais dois para cinco entre a cidade do Lobito (Benguela) ao Luau, na província do Moxico.